Sábado, 14 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou sua conta no Twitter para pedir desculpas às pessoas com deficiência no último sábado (22) por uma fala feita dias antes, quando disse que pessoas que sofrem de transtornos mentais têm “problemas de desequilíbrio de parafuso”.
A declaração havia sido feita no último dia 18, durante um encontro entre os Três Poderes da República para anunciar investimentos em ações de segurança nas escolas, após os recentes ataques. Na ocasião, o presidente também relacionou quem sofre de transtorno com pessoas que promovem esse tipo de violência.
“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse.
“Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada, durante reunião sobre violência nas escolas. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir”, começou o presidente em uma sequência de publicações.
“É por isso que quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala.”
Ele também se retratou sobre a relação entre transtorno e violência. “Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Tanto eu quanto nosso governo estamos abertos ao diálogo.”
“Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade”, concluiu Lula.
Cenário Mundial
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), através do Relatório Mundial sobre a Saúde Mental, cerca de um bilhão de pessoas do planeta sofrem com algum tipo de transtorno mental. 14% desse número são adolescentes.
A OMS afirmou que pessoas que convivem com doenças mentais possuem expectativa de vida entre 10 e 20 anos a menos do que a população geral.
Já durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, o número de pessoas que sofrem de depressão e ansiedade aumento 25% mundialmente. As informações são do portal de notícias G1 e da CNN.