Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula tenta sair para se entregar à Polícia Federal mas manifestantes que cercam o Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo impedem

Compartilhe esta notícia:

Lula teve que deixar o carro. (Foto: Reprodução)

Após discursar por 55 minutos mais cedo, entre meio-dia e 13h, depois da missa em memória de Marisa Letícia, o ex-presidente Lula se prepara para se entregar à PF (Polícia Federal), conforme anunciou durante a sua fala. Ele chegou a entrar em um carro e tentava deixar a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, em São Bernardo do Campo (SP), mas o bloqueio de manifestantes fez com que ele voltasse para dentro do prédio.

Discurso

O discurso mais cedo foi em tom emocionado e fez referências à sua gestão. “O que eles não percebem é que quanto mais me atacam, mais fortalecem minha relação com a sociedade brasileira”, prosseguiu Lula sob aplausos da multidão. “Se o crime que eu cometi foi levar comida e educação para os pobres, eu digo que quero continuar sendo criminoso neste País.”

“Eu vou provar a minha inocência. Façam o que quiser, os poderosos podem matar uma, duas ou cem rosas. Mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera. Vou chegar ao delegado e dizer que estou à disposição. A história vai provar que quem cometeu o crime foi o delegado, o juiz que me acusou e o Ministério Público. Eu sairei dessa mais forte e mais inocente”, garantiu o ex-presidente. O discurso de Lula terminou pouco antes das 13h.

Policiais à paisana

Policiais federais teriam sido enviados para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A entrada teria feito parte da negociação com emissários de Lula.

Eles teriam entrado disfarçados de funcionários ou pessoas comuns para estudar o prédio e as melhores formas de retirar Lula do prédio em segurança. Nem mesmo parlamentares e lideranças teriam percebido a presença dos agentes.

Um carro da Polícia Federal descaracterizado também foi enviado para a garagem do prédio, em São Bernardo do Campo, à espera do petista.

Por volta das 16h manifestantes contrários a Lula começaram a chegar à Superintendência da Polícia Federal na Lapa, zona oeste de São Paulo, onde ele pode ser levado para fazer o exame de corpo de delito.

Prisão

Segundo a assessoria de imprensa da 13ª Vara Federal do Paraná, o ex-presidente Lula não pode ser considerado foragido e também não descumpriu a ordem judicial ao não se apresentar conforme o proposto pelo juiz Sérgio Moro.

Lula foi condenado por Moro no caso do triplex de Guarujá em julho de 2017. Em janeiro, os juízes do TRF-4 confirmaram a condenação e votaram por aumentar a pena do petista para 12 anos e um mês de prisão.

 

 

O ex-presidente segue no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. (Foto: Edu Guimarães/SMABC)

O ex-presidente deve sair por uma garagem do sindicato. (Foto: Reprodução)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo envia nesta semana proposta que limita gasto público, diz ministro da Fazenda
“Ele está vindo. Eu vou morrer”, enviou vítima de Orlando pelo celular à mãe
https://www.osul.com.br/lula-se-prepara-para-se-entregar-a-policia-federal-e-manifestantes-cercam-o-sindicato-dos-metalurgicos-em-sao-bernardo-do-campo/ Lula tenta sair para se entregar à Polícia Federal mas manifestantes que cercam o Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo impedem 2018-04-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar