Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música Maestro sueco rege a Orquestra de Câmara da Ulbra

Compartilhe esta notícia:

O maestro Ilya Stupel se apresenta pela primeira vez em Porto Alegre neste domingo. (foto: Alexander Shamov/divulgação)

O maestro Ilya Stupel desembarca pela primeira vez em Porto Alegre para reger a Orquestra de Câmara da Ulbra, no próximo Domingo Clássico Juvenil. O concerto ocorre no domingo (13), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.

Stupel vem se destacando principalmente à frente de orquestras escandinavas. Nascido na Lituânia, o músico vive na Suécia desde 1968. Começou a tocar piano aos 3 anos e seguiu sua formação musical na Polônia, Suécia, Dinamarca e Itália. Atuou como maestro do Teatro Municipal Malmo (Malmö Opera, de Estocolmo), diretor musical no Teatro de Helsingborg e realiza trabalhos na Escandinávia e em países como Estados Unidos, Espanha, França e Alemanha.

Com a Orquestra de Câmara da Ulbra, apresentará um programa com obras de dois compositores nórdicos – o finlandês Jean Sibelius (1865–1957) e o norueguês Edvard Grieg (1843–1907) – além de um dos expoentes do Romantismo tardio, o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840–1893).

O concerto inicia com “Romanze in C, op 42”, de Sibelius. Considerado um dos compositores mais populares do fim do século 19 e início do 20, sua música também teve importante papel na consolidação de uma identidade musical finlandesa.

Na sequência, a Orquestra executa “Holberg Suite”, de Grieg, o mais forte expoente da cultura musical escandinava. A peça foi escrita 1884, para homenagear o grande escritor e filósofo Ludvig Holberg, cujo bicentenário seria comemorado naquele ano.

O concerto encerra com “Serenata para Cordas”, de Tchaikovsky. A obra foi diretamente influenciada por Mozart, de quem o compositor era grande admirador. Peça eclética e emocional, de um romantismo extremo, trata-se, certamente, da obra escrita para orquestra de cordas mais tocada no mundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Jake Gyllenhaal ganha sete quilos para viver boxeador no cinema
Turismo: Belezas do Alasca e do Canadá são tema de encontro gratuito na Bazkaria
https://www.osul.com.br/maestro-sueco-rege-a-orquestra-de-camara-da-ulbra/ Maestro sueco rege a Orquestra de Câmara da Ulbra 2015-09-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar