Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Magistrados brasileiros advertem para riscos do PLS/260

Compartilhe esta notícia:

João Ricardo dos Santos Costa (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A resposta pública da magistratura ao documento apresentado pelo ex-presidente da República à ONU (Organização das Nações Unidas) colocando-se como vítima de um processo jurídico, teve alguns pontos que merecem destaque.

De acordo com a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), presidida pelo magistrado gaúcho João Ricardo dos Santos Costa, “a Corte Internacional não deve ser utilizada para constranger o andamento de quaisquer investigações em curso no País e, principalmente aquelas que têm como prioridade o combate à corrupção. A AMB vê com perplexidade as diversas tentativas de paralisar o trabalho da Justiça brasileira”.

Apoio ao juiz Sérgio Moro

Um capítulo específico da posição dos magistrados brasileiros dedica integral solidariedade ao titular da 13a- Vara da Justiça Federal de Curitiba, Sérgio Moro: “O juiz Sérgio Moro é exemplo e tem sido alvo recorrente de grande pressão por sua importante atuação na Operação Lava-Jato”.

Projeto que limita investigação

Uma análise da magistratura brasileira sobre o Projeto de Lei do Senado 280/2016 demonstra que o seu teor, esconde “uma clara tentativa de amordaçar a magistratura brasileira”. De acordo com a AMB, “tal texto, se já estivesse consolidado em lei, jamais tornaria possível uma operação investigativa como a Lava-Jato”.

Semana tensa no RS

Por conta do rigoroso tratamento dispensado pelo Executivo à folha de salário de julho dos seus servidores, a semana promete ser tensa. Além da suspensão de uma grande operação policial que envolveria cerca de 350 policiais entre agentes e delegados, a área da segurança pública anuncia pelas suas entidades sindicais, medidas rigorosas de redução dos serviços. O ponto alto será uma paralisação completa nas áreas de serviços penitenciários, policiamento ostensivo e polícia judiciária prevista para quinta-feira, dia 4.

Rumores vindos da Fazenda

São cada vez mais fortes os rumores de substituição na pasta da Fazenda estadual. A possibilidade do secretário Giovani Feltes deixar a secretaria para assumir sua cadeira na Câmara dos Deputados traria duas consequências: o retorno de Brasília do suplente, deputado Jones Martins. E na Fazenda, a indicação de um técnico de carreira para o posto de secretário. Nos corredores da Fazenda, ouvidos mais atentos já sabem inclusive o nome do novo secretário.

Em pauta, o acesso asfáltico

Presidente da Comissão Especial dos Municípios sem Acesso Asfáltico, o deputado Gilmar Sossella (PDT), recebe hoje, às 15h, na Assembleia Legislativa, o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen (PP). O secretário entrega relatório com as informações sobre a situação da obra de cada município que ainda luta pelo acesso asfáltico.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Conferindo a coerência
Fatos históricos do dia 1º de agosto
https://www.osul.com.br/magistrados-brasileiros-advertem-para-riscos-do-pls260/ Magistrados brasileiros advertem para riscos do PLS/260 2016-08-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar