Segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Eleições 2026 Mailza Assis é reeleita governadora do Acre

Compartilhe esta notícia:

Mailza Assis Cameli tem 49 anos, nasceu em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e vive no Acre desde os 20 anos.

Foto: Reprodução
Mailza Assis Cameli tem 49 anos, nasceu em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e vive no Acre desde os 20 anos. (Foto: Reprodução)

Mailza Assis (PP) foi reeleita governadora do Acre neste domingo (25), ao derrotar Alan Rick (Republicanos) no segundo turno das eleições. Com 100% das seções eleitorais apuradas, a candidata recebeu 66,21% dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alan Rick obteve 33,79%. A vice-governadora eleita é Jéssica Sales (MDB).

Ao todo, foram contabilizados 411.743 votos válidos. A eleição registrou ainda 11.979 votos brancos, 29.612 nulos e abstenção de 160.002 eleitores.

Após a confirmação do resultado, Mailza agradeceu aos eleitores e aos aliados que participaram da campanha. “Venho agradecer todo o povo acreano, a população acreana, que acreditou nesse projeto e que nos deu essa votação que honra a minha vida, historicamente o nosso Estado, uma mulher à frente do governo. E eu só tenho a agradecer carinhosamente cada acreano que depositou seu voto, cada acreano que teve esperança no projeto que a Mailza apresentou”, afirmou.

No primeiro turno, realizado em 4 de outubro, Mailza havia terminado na primeira posição, com 49,76% dos votos válidos, contra 32,27% de Alan Rick. Durante a segunda etapa da disputa, a candidata ampliou sua articulação política e recebeu o apoio de lideranças locais, entre elas o prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, o ex-candidato ao governo Tião Bocalom e a ex-deputada federal Vanda Milani, que integrava a base política do adversário.

Trajetória

Mailza Assis Cameli tem 49 anos, nasceu em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e vive no Acre desde os 20 anos. Ela assumiu o governo estadual em 2 de abril, após a saída de Gladson Cameli (PP), que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado nas eleições deste ano. Com isso, tornou-se a segunda mulher a governar o Acre em quatro décadas.

A trajetória política começou em Senador Guiomard, município onde ocupou os cargos de secretária municipal de Administração e de Assistência Social. Em 2014, foi eleita primeira suplente de senadora na chapa de Gladson Cameli.

Com a eleição de Cameli para o governo do Acre, em 2018, Mailza assumiu o mandato no Senado em 2019, onde permaneceu por quatro anos. Nesse período, também presidiu o diretório estadual do Progressistas e liderou a bancada do partido na Casa.

Em 2022, foi escolhida por Cameli para compor a chapa à reeleição ao governo estadual. Os dois venceram a disputa com 56,75% dos votos válidos.

Desde junho de 2024, Mailza esteve à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, coordenando políticas voltadas ao enfrentamento da pobreza, à segurança alimentar e à promoção de direitos. Com a reeleição, ela terá um mandato completo à frente do Executivo acreano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
“Temos absoluta segurança de todo o processo eleitoral”, diz o ministro Kassio Nunes Marques
Fórmula 1: Kimi Antonelli vence Grande Prêmio dos EUA, mas título mundial é adiado
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x