Terça-feira, 22 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Fair

Polícia Rio Grande do Sul registra oito feminicídios em maio

Compartilhe esta notícia:

De janeiro a maio, ocorreram 42 feminicídios no Estado

Foto: EBC
De janeiro a maio, ocorreram 42 feminicídios no Estado. (Foto: EBC)

O crime contra a vida que ainda apresenta resistência em reduzir o número de ocorrências no RS é o assassinato de mulheres em razão de gênero. Maio encerrou com oito feminicídios, um a mais do que a quantidade registrada no mesmo mês do ano passado (14,3%).

No acumulado desde janeiro, contudo, o Estado ainda mantém redução nesse tipo de crime, com 42 casos, um a menos na comparação com igual intervalo de 2020 (-2,3%). Os dados da criminalidade foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela Secretaria da Segurança Pública.

Segundo o governo, os dados reforçam a necessidade de ampliar na sociedade gaúcha o engajamento por uma mudança de cultura de proteção, que valorize o respeito e a igualdade às mulheres em todos os âmbitos.

Além disso, destacam a importância de que as denúncias sejam levadas às autoridades para adoção de medidas preventivas, uma vez que o feminicídio é o ponto final de um ciclo de violência prolongado, do qual a maioria das vítimas não consegue se libertar sem ajuda. Por isso, é fundamental que familiares, amigos, vizinhos e mesmo desconhecidos denunciem qualquer suspeita de abuso.

A Polícia Civil disponibiliza um número de WhatsApp (51 – 984440606) e também é possível fazer o relato no Denúncia Digital 181, no site da SSP, ou pelo Disque Denúncia 181. Para situações de violência que exijam intervenção imediata, o canal de emergência é o 190 da Brigada Militar. Em todos os casos, o anonimato é garantido.

Nos demais crimes de violência contra a mulher monitorados pela SSP, tanto os dados de maio quanto do acumulado desde janeiro mostram menos registros na comparação com 2020. O destaque são as tentativas de feminicídio, com uma queda de 74,8% no mês, passando de 31 registros para oito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Polícia

Rio Grande do Sul tem queda de 29% nos homicídios em maio
Ministra do Supremo Cármen Lúcia considera ação contra a Copa América ilegítima e vota por liberar o torneio
Deixe seu comentário
Pode te interessar