Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Maio vermelho: cirurgiões-dentistas fazem mutirão contra o câncer bucal

Compartilhe esta notícia:

Rio Grande do Sul realiza grande mutirão em favor da saúde. (Foto: Divulgação)

O Câncer Bucal faz parte de um triste estatística na área da saúde. Desconhecida da maioria dos brasileiros, a doença já ocupa o 7º lugar no Brasil em número de casos diagnosticados. No Estado está entre os tipos de câncer de maior incidência. Para reduzir índices alarmantes, o CRO/RS (Conselho Regional de Odontologia) e a UFRGS realizam a Campanha Maio Vermelho, coordenada pelo Ceco (Comitê das Entidades de Classe da Odontologia). Até 31 de maio é possível agendar um horário com cirurgiões-dentistas cadastrados na campanha Maio Vermelho, consultando o site www.crors.org.br.

O Rio Grande do Sul decidiu unir-se para prevenir e combater o câncer que anualmente registra cerca de 15 mil novos casos diagnosticados no País. Porto Alegre está entre as dez cidades com maior incidência da doença, chegando a registrar em 2015, 150 novos casos e a previsão para 2017 é de que o Rio Grande do Sul aponte mais de mil outros.

85% dos pacientes são identificados com a doença já em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e aumenta os índices de óbito. O presidente do Conselho de Odontologia, Nelson Eguia, destaca que além da alta morbidade da doença, tem altos índices de mortalidade, por isso  faz um apelo às pessoas:  “Examine. Previna. Consulte um cirurgião-dentista credenciado no Maio Vermelho”.

Pela primeira vez profissionais de saúde bucal, tanto na Capital e como do Interior, engajados ao projeto, estarão recebendo gratuitamente pessoas em suas clínicas privadas para realização de exames preventivos.  Os custos correm por conta da Campanha Maio Vermelho, que encaminhará para diagnóstico e tratamento,  pacientes com suspeita de câncer.

“Queremos mudar essa realidade alarmante e para isso organizamos uma grande força-tarefa, de ponta a ponta, desde a capacitação do profissional até o esclarecimento à população. A informação é a nossa principal arma contra o câncer de boca”, ressalta a coordenadora da campanha, Juliana Romanini. 31 de maio, Dia de Luta contra o tabagismo, será o Dia D da Campanha.

Serviço

Maio Vermelho Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal
Período: 1º a 31 de maio
Local: Rio Grande do Sul
Coordenação: Comitê das Entidades de Classe da Odontologia –CECO
Realização: Conselho Regional de Odontologia/RS e UFRGS
Lista de profissionais cadastrados – ligar e agendar: www.crors.org.br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Casa de Apoio Madre Ana completa um ano de um trabalho social sem precedentes; veja como apoiar
Após dois anos em recessão, a economia brasileira cresceu 1,12% no primeiro trimestre, diz o Banco Central
https://www.osul.com.br/maio-vermelho-cirurgioes-dentistas-fazem-mutirao-contra-o-cancer-bucal/ Maio vermelho: cirurgiões-dentistas fazem mutirão contra o câncer bucal 2017-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar