Domingo, 05 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Brasil Maior parte dos estudantes de universidades federais é de baixa renda

A medida visa evitar a propagação do coronavírus. (Foto: Arquivo/UFRGS)

Uma pesquisa apresentada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), concluiu que a maior parte dos estudantes das universidades federais, 70,2%, é de baixa renda. O estudo exposto nesta quinta-feira (16), aponta que esses estudantes são de famílias com renda mensal de até 1,5 salário mínimo per capita, ou seja, R$ 1.431, no valor de 2018, quando o levantamento foi realizado.

Além disso, de acordo com a pesquisa, 60,4% dos estudantes das instituições federais de ensino superior cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Em 2003, esse percentual era 37,5%.

Os dados são da quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação. O presidente da Andifes, Reinaldo Centoducatte, disse que “os dados desmistificam qualquer tipo de informação que as universidades hoje são majoritariamente da elite econômica, que poderia sustentar parte dos gastos das instituições.”

O levantamento foi feito em 63 universidades federais nas cinco regiões do país e em dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets), em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os dados foram coletados entre fevereiro a junho de 2018.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Venham pra cima, não vão me pegar”, diz Bolsonaro sobre investigações relacionadas ao filho Flávio Bolsonaro
“O Brasil de hoje é amigo dos Estados Unidos”, diz Bolsonaro ao receber homenagem em Dallas
Deixe seu comentário
Pode te interessar