Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mais da metade dos lares brasileiros ainda têm TV de tubo

Compartilhe esta notícia:

Vendas de televisores, aparelhos celulares, computadores, geladeiras e microondas estão fracas (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Mais da metade dos lares brasileiros (54,5%) ainda tinha TV de tubo em 2013, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nessa quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O aparelho de tela fina estava presente em 24,3% dos 65,1 milhões de residências pesquisadas. Os dois modelos de televisão eram encontrados em 21,2% dos lares.

O levantamento também mostra que somente 31,2% tinha TV digital naquele ano. E que 97,2% estavam equipados com ao menos um aparelho de televisão. Apesar da baixa adesão ao modelo, o governo pretende iniciar o desligamento das redes de televisores analógicos entre 2016 e 2018, o que só se completará quando o percentual de acesso à TV digital dos lares chegar a 93%.

Meta

O País está, assim, ainda longe da meta do governo. O levantamento realizado há dois anos registrou que 28,5% das residências com televisão – 18,1 milhões – dispunham apenas do sinal analógico captado com auxílio de antenas de pequeno alcance e sujeito a mais interferências. Ou seja, não possuíam nem transmissão digital de TV aberta, nem por assinatura ou antena parabólica.

Transição

Todas as capitais já dispõem do sinal digital e existe entre as emissoras de TV um esforço para propagar este tipo de transmissão, segundo o vice-presidente do centro privado de pesquisa do Instituto Nacional de Telecomunicações, Carlos Nazareth Marins. Desde 2011, todos os televisores fabricados no Brasil vêm com receptor digital embutido. A meta de encerrar a transmissão do sinal analógico até 2018 é ambiciosa e com pouca possibilidade de cumprimento, segundo ele. “Se, com 60 anos de televisão no País, o sinal analógico ainda não chega a 100% da população, triplicar o sinal digital não deverá ser tão rápido”, afirmou, sugerindo que parte da infraestrutura analógica poderia ser usada na rede digital desde que feitos investimentos em modernização e troca de equipamentos.

Assinatura

Em 2013, 29,5% dos domicílios tinham TV por assinatura, 31,2%, sinal digital de TV aberta e 38,4%, parabólica. Em áreas rurais, 78,3% dos lares dispunham de parabólica e 9,3% recebiam sinal digital de TV aberta. Somente 5,3% tinham TV por assinatura. Na zona urbana, a distribuição é mais equilibrada, com os três modelos não superando 35%. (Folhapress)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ladrões são presos após tentativa de assalto com reféns em joalheria em Encantado
Inflação para o consumidor avança na segunda semana de julho
https://www.osul.com.br/mais-da-metade-dos-lares-brasileiros-ainda-tem-tv-de-tubo/ Mais da metade dos lares brasileiros ainda têm TV de tubo 2015-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar