Terça-feira, 07 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

Notícias Mais de 110 municípios gaúchos cancelam desfiles do 20 de setembro

Levantamento feito pela Famurs aponta a doença do mormo e a falta de recursos como as principais causas das decisões. (Foto: Reprodução)

Já passa de 110 o número de cidades gaúchas que suspenderam a realização de seus desfiles farroupilhas previstos para domingo, dia 20 de setembro, devido crise financeira que atinge os municípios gaúchos. O levantamento foi feito pela Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul).

No total são 118 cidades que representam 60% das 196 prefeituras que responderam à pesquisa elaborada pela Famurs . Entre as regiões mais afetadas está o noroeste do Estado. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, 90% dos municípios da região não realizarão o tradicional evento devido à falta de recursos. “Não temos dinheiro para custear o carro de som. Infelizmente estamos tendo de abdicar desta celebração para atender outras demandas”, argumentou.

Segundo a entidade, 24 municípios que cancelaram os festejam ficam localizados na região das Missões. Há também a suspensão dos festejos em cidades da Região Central do Estado, como Caçapava do Sul e Tupanciretã, e no Sul, como São José do Norte e Capão do Leão. Os municípios de Santana do Livramento, São Borja e Bagé também cancelaram os desfiles farroupilhas de 2015.

Mais verba para os municípios.

Em razão da crise, a Famurs organiza uma mobilização estadual de prefeituras na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro. Batizado de Movimento do Bolo, o manifesto reivindica uma maior distribuição dos recursos do bolo tributário. Atualmente, 82% de toda receita dos impostos do País ficam concentradas entre a União (57%) e os Estados (25%). Apenas 18% dos recursos ficam nos cofres municipais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

lançamento erva-mate Fagundes
Fagundes lança erva-mate no BIG
Fiscais federais param serviços no Rio Grande do Sul por tempo indeterminado
Deixe seu comentário
Pode te interessar