Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de junho de 2019
Mais de 120 mil títulos de eleitores do Rio Grande do Sul foram cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cancelamento foi feito aos que não votaram ou não justificaram a ausência em três turnos seguidos nas últimas eleições. A medida já havia sido anunciada desde fevereiro e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), apenas seis mil eleitores, aproximadamente, efetuaram a regulamentação — 4,76% do total.
Aqueles que desejam conferir sua situação com relação ao título de eleitor, devem entrar no site do TSE e informar alguns dados pessoais.
Quem teve o documento cancelado precisa comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e preencher o chamado Requerimento de Alistamento Eleitoral, munido de comprovante de residência com data de até três meses e documento de identificação com foto. Além disso, também será cobrada uma multa de $ 3,51 por turno.
Quem não regularizar a situação até 150 dias antes do próximo pleito, ficará de fora do caderno de votação e não poderá votar. Os irregulares também terão dificuldades para retirar passaporte, CPF ou carteira de identidade.