Segundo o Washington Post, um estudo dos anos 90 do Departamento de Agricultura norte-americano revelava que um em cada cinco adultos desconhecia que os hambúrgueres são feitos de carne bovina e muitos outros nem sequer sabiam o que os animais de quinta comem.
O número de texanos que acreditam que o Homem coexistiu com os dinossauros também pode ser surpreendente: 30%. 25% dos norte-americanos também não sabe que a Terra gira à volta do Sol. Uma percentagem que se repete quando se contabilizam os que não sabem que os Estados Unidos são independentes do Reino Unido. Três em cada dez não sabe que o queijo é feito a partir do leite. O sumo de laranja é a “fruta” mais popular entre os norte-americanos que também entendem que batata frita é um vegetal.
Outro estudo menor, realizado em 2011 em uma escola de ensino fundamental na Califórnia com alunos do quarto, quinto e sexto anos, também deixou os pesquisadores estarrecidos. Mais da metade não sabia que picles são pepinos ou que cebolas são vegetais.
“Os americanos pensam desta maneira: preciso de comida, vou à loja. Tudo o resto é desconhecido para uma grande parte dos cidadãos”, afirma a co-fundadora do FoodCorps, Cecily Upton, uma organização sem fins lucrativos que faz educação nutricional nas escolas dos Estados Unidos.
Numa tentativa de reduzir a iliteracia alimentar, várias instituições do país estão preparando campanhas de informação alimentar nas escolas.