Sábado, 14 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Mais de 45% dos contribuintes anteciparam o pagamento do IPTU 2026 de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A arrecadação no período somou R$ 653,7 milhões

Foto: Ederson Nunes/CMPA
(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período de pagamento antecipado do IPTU 2026 com desconto foi encerrado na segunda-feira, 9, com a adesão de 373 mil contribuintes. O número corresponde a 45% do total de imóveis sujeitos à cobrança do imposto em Porto Alegre. A arrecadação no período somou R$ 653,7 milhões.

De acordo com a SMF (Secretaria Municipal da Fazenda), o percentual de contribuintes que antecipou o pagamento foi superior ao registrado em 2025, quando pouco mais de 43% optaram pela quitação antecipada, e a arrecadação no período apresentou crescimento de cerca de 15%.

“Os números demonstram a confiança do contribuinte e a importância do IPTU como uma das principais fontes de financiamento dos serviços públicos, permitindo ao município manter e qualificar políticas que impactam diretamente o dia a dia da população”, afirma a secretária Ana Pellini.

Os contribuintes que não realizaram o pagamento antecipado ainda podem quitar o tributo em cota única, sem desconto, até o dia 9 de março. Quem optar pelo parcelamento não precisa realizar nenhum procedimento adicional: o valor será automaticamente dividido em até dez parcelas mensais, sem juros, com vencimento da primeira também em 9 de março. As demais parcelas vencem no dia 8 de cada mês ou no primeiro dia útil subsequente.

Guia

A guia do IPTU pode ser obtida pelo WhatsApp, por meio do número (51) 3433-0156. No atendimento automático, basta selecionar a opção IPTU 2026 e seguir as instruções.

O documento é disponibilizado imediatamente. Também é possível emitir a guia pelo site, na opção Emitir Guia. Em ambos os canais, é necessário informar o CPF do proprietário e a inscrição do imóvel. Caso o contribuinte não saiba a inscrição, a consulta pode ser feita nos mesmos canais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor no Brasil
Nova CNH: saiba como funciona o novo sistema de pontos da prova prática no País
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x