Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Mais de 5 mil litros de vinho clandestino são apreendidos em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Amostras foram encaminhadas para análise em Caxias do Sul

Foto: Ascom Seapi
Amostras foram encaminhadas para análise em Caxias do Sul. (Foto: Ascom Seapi)

Fiscalização apreendeu 5.369 litros de vinhos clandestinos, em ação realizada na quinta-feira (6) em nove estabelecimentos comerciais das zonas sul, norte e leste de Porto Alegre.

A ação contou com a participação da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), agentes da Polícia Civil, lotados na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato da Polícia Civil (Decrab) e na Delegacia do Consumidor (Decon).

O chefe da Dipov, Paulo Ricardo Dias da Silva, afirmou que nos rótulos dos produtos apreendidos constava a identificação de “vinho colonial da Serra Gaúcha”, sem referência à vinícola produtora e sem as demais informações que devem constar no rótulo, por exigência legal.

“Os produtos clandestinos se utilizam desta nomenclatura para enganar o consumidor. Vinhos coloniais, de acordo com a Lei Federal 12.959, só podem ser vendidos diretamente pelo produtor na sede do seu imóvel rural, em associações, cooperativas de produtores ou em feiras da agricultura familiar. Ou seja, o vinho colonial não deve ser encontrado nos estabelecimentos comerciais de forma geral”, explicou.

Amostras do produto apreendido nesta ação foram encaminhadas para análise no Laboratório de Referência Enológica da Seapi (Laren), localizado em Caxias do Sul, para identificar possíveis falsificações. “Análises laboratoriais feitas pelo Laren, em garrafas que utilizavam esse mesmo tipo de rótulo, identificaram a presença de água, corante artificial e álcool de outra procedência, que não vinha da fermentação da uva”, alertou Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026; formato vai permitir 3 trilhões de combinações
Programa de incentivo à quitação de dívidas municipais amplia a confiança entre prefeitura e contribuintes em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/mais-de-5-mil-litros-de-vinho-clandestino-sao-apreendidos-em-porto-alegre/ Mais de 5 mil litros de vinho clandestino são apreendidos em Porto Alegre 2025-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar