Sábado, 19 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Mostly Cloudy

Brasil Mais de 5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros estavam sem acesso aos estudos no fim de 2020

Compartilhe esta notícia:

41% das crianças brasileiras sem estudos em 2020 tinham de 6 a 10 anos

Foto: Rovena Rosa/ABr
41% das crianças brasileiras sem estudos em 2020 tinham de 6 a 10 anos. (Foto: Rovena Rosa/ABr)

Uma pesquisa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), divulgada nesta quinta-feira (29), aponta que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes estavam sem acesso aos estudos no Brasil no fim de 2020. Entre elas, quatro em cada dez (41%) tinham de 6 a 10 anos.

Conforme o levantamento, feito em parceria com o Cenpec Educação, 69,3% das crianças dessa etária são pretas, pardas ou indígenas. Antes da pandemia de coronavírus, crianças dessa idade sem oportunidades de educação eram exceção.

Em janeiro deste ano, o Unicef já havia divulgado a estimativa de que 5,2 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares no Brasil. O número representa 13,9% do total da população com essas idades.

A entidade apontou que o fechamento de escolas durante a pandemia poderá fazer o Brasil regredir duas décadas no combate à evasão escolar. Em nota, Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, destaca que os números fazem um alerta urgente para que ações sejam tomadas para reverter o quadro.

“Os números são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação, voltado aos números dos anos 2000. É essencial agir agora para reverter a exclusão, indo atrás de cada criança e cada adolescente que está com seu direito à educação negado, e tomando todas as medidas para que possam estar na escola, aprendendo”, afirma Bauer.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bombeiros gaúchos divulgam alertas de ocorrências em tempo real no Twitter
Festival 12 Horas no Circo Fazendo Arte traz mais de 79 apresentações gratuitas no Dia das Mães
Deixe seu comentário
Pode te interessar