Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mais de 61 milhões de brasileiros estão inadimplentes

Compartilhe esta notícia:

O valor médio da dívida dos brasileiros é de quatro mil reais. (Foto: Reprodução)

Os consumidores que têm alguma pendência financeira podem negociar ou mesmo quitar as dívidas por meio de um site, o Serasa Limpa Nome. O serviço de negociação digital foi relançado pela Serasa.

Os endividados que pretendem utilizar os serviços receberão descontos para facilitar a negociação tanto para quem deve quanto para quem vai receber.

De acordo com a entidade, mais de 61 milhões de pessoas estão em situação de inadimplência e a expectativa é de que pelo menos vinte e sete milhões fechem negociação para limpar o nome.

O gerente do Serasa Consumidor Matheus Moura, comenta que a plataforma foi refeita e pensada muito voltada para utilização em smartphone. “Essas foram as melhorias e as novidades que a gente inclui na plataforma e com todas essas mudanças e mais empresas para fazer parceria a gente consegue atender, hoje, 27 milhões de pessoas”, diz.

Ainda segundo a instituição, o valor médio da dívida dos brasileiros é de quatro mil reais. A operação Serasa Limpa Nome também pode ser feita em poucos minutos via computador ou tablet.

Inadimplentes

Os brasileiros ficaram mais endividados e inadimplentes em agosto, segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) mostrou que o porcentual de famílias com dívidas aumentou de 59,6% em julho para 60,7% em agosto, a segunda alta mensal consecutiva.

Em relação a agosto do ano anterior, porém, o indicador de endividamento era mais elevado, alcançando 61,2% do total de famílias.

A proporção das famílias com contas em atraso também avançou, de 23,7% em julho para 23,8% em agosto, mas ainda é inferior ao resultado de agosto de 2017, quando 25,9% eram inadimplentes.

O total de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes aumentou de 9,4% em julho para 9,8% em agosto, embora ainda seja menor que o patamar de agosto do ano passado (10,6%).

A proporção de famílias que se declararam muito endividadas cresceu de 13,2% em julho para 13,5% do total de entrevistados em agosto.

“Apesar do aumento pontual, o indicador permaneceu em patamar inferior ao do ano passado, refletindo ritmo menor de recuperação do consumo das famílias e maior cautela na contratação de novos empréstimos e financiamentos”, disse a economista Marianne Hanson, da CNC, em nota oficial.

O cartão de crédito permaneceu como principal tipo de dívida, apontado por 76,8% das famílias entrevistadas. O carnê foi o segundo mais citado (14,2%), seguido pelo financiamento de carro (10,4%).

O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 64,4 dias em agosto de 2018, abaixo dos 64,7 dias registrados no mesmo período do ano passado. Em média, o comprometimento com as dívidas foi de 7,1 meses, sendo que 32,0% das famílias possuem dívidas por mais de um ano. Entre as endividadas, 20,5% afirmam ter mais da metade da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O juiz Sérgio Moro autorizou a abertura de inquérito para apurar os pedidos de propina feitos pelo ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras
Ao modificar políticas de Barack Obama que permitiam maiores investimentos privados em Cuba, Donald Trump causa prejuízo a empresas rivais
https://www.osul.com.br/mais-de-61-milhoes-de-brasileiros-estao-em-situacao-de-inadimplencia/ Mais de 61 milhões de brasileiros estão inadimplentes 2018-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar