Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2025
 
				Marcadas para os dias 16 e 17 de dezembro, as provas da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL) têm 9.102 inscritos no Rio Grande do Sul. O contingente representa um aumento de quase 120% em relação ao registrado em 2024, quando 4.152 apenados se candidataram ao certame.
As inscrições se encerram no dia 24 de outubro. Para quem não sabe, essa modalidade específica do Exame é aplicada dentro dos estabelecimentos prisionais nos Estados e tem exatamente o mesmo grau de dificuldade da versão para quem está do lado de fora das grades. São quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha e uma redação em língua portuguesa.
Além da certificação no nível de conclusão do Ensino Médio, o Enem-PPL pode ser usado para obter a declaração parcial de proficiência.
A diretora do Departamento de Tratamento Penal da Polícia Penal, Rita Leonardi, atribui esse aumento expressivo do número de inscritos a fatores como o esforço coletivo da Polícia Penal, equipes de servidores, Coordenadorias Regionais de Educação [CRE] e dos Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) na construção de oportunidades por meio da educação:
“Esse resultado é fruto de uma ação integrada e comprometida, que reconhece o conhecimento como caminho de transformação e reintegração social. Quando diferentes atores trabalham com o mesmo propósito, os avanços se tornam mais consistentes”.
“Aulões” preparatórios
Em conjunto com as CRE, a Polícia Penal disponibilizará aulões preparatórios para a prova. A iniciativa integra o projeto “RS no Topo do Enem”, que oferece conteúdos em todas as áreas do exame: redação, linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza.
As aulas gravadas pelos professores serão oferecidas de modo on-line e replicadas por meio dos já mencionados Neeja. Aos que demonstrarem interesse em participar, também será disponibilizado um simulado com questões de múltipla escolha nas áreas do exame, o qual será também aplicado pelos Neeja, de modo presencial, no período de 3 a 14 de novembro.
Oficina de redação
Complementando as atividades prévias ao exame, o Presídio Estadual de Espumoso (Noroeste gaúcho) oferece desde abril a Oficina de Redação Preparatória para o Enem-PPL. O mesmo vale para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja-PPL).
O projeto tem atividades ao longo de todo o ano, com aulas quinzenais, com a participação de cerca de dez apenados. As aulas preparatórias disponibilizadas para os apenados de todas as regiões penitenciárias também podem beneficiar os custodiados com a remição de um dia de pena a cada 12 horas de estudo, conforme previsto na Lei de Execução Penal.
Do lado de fora
No que se refere ao Enem tradicional (para não apenados), o Rio Grande do Sul tem 186.541 inscrições confirmadas para as provas deste ano. O período é difente: 9 a 16 de novembro.
Do total de candidatos no Estado, 92.207 ficaram isentos e 94.334 pagaram a taxa. Novidade nessa edição, a inscrição pré-preenchida teve mais de 52 mil adesões entre os estudantes da rede pública.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul