Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mais de um terço da humanidade está confinada por causa da pandemia do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

A pandemia do coronavírus já deixou mais de 20 mil mortos em todo o mundo. (Foto: Reprodução)

Um terço da população mundial encontra-se sob ordens de confinamento devido à pandemia de coronavírus que já matou cerca de mais de 20 mil pessoas mundo afora e forçou o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, algo que só tem precedente nas duas guerras mundiais.

À medida que o novo coronavírus se expande, outros países estão adicionando ordens de quarentena, isolamento ou toque de recolher, e na terça-feira (24) foi o governo da Índia que ordenou o confinamento total por três semanas no país de 1,3 bilhão de habitantes.

A decisão do governo do segundo país mais populoso do planeta eleva para 2,6 bilhões o número de pessoas sujeitas a ordens de confinamento mais ou menos estritas, ou seja, um em cada três seres humanos. Essas medidas de confinamento deixaram 95% das crianças na América Latina e no Caribe sem escola.

No contexto de mais e mais megalópoles em todo o mundo vazias, como nos filmes de catástrofes, nesta terça-feira foi anunciado o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A seriedade da medida reflete-se no fato de que na história moderna as competições olímpicas só tenham sido canceladas durante as duas guerras mundiais.

Para “salvaguardar a saúde dos atletas” e de todos os participantes do maior evento do planeta “, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o primeiro-ministro do Japão anunciaram em comunicado que os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser remarcados” para o mais tardar no verão boreal de 2021. O revezamento da tocha olímpica do Japão foi imediatamente suspenso.

A pandemia já matou mais de 20 mil pessoas no mundo desde dezembro e os infectados superam os 400.000 em 175 países e territórios, segundo o balanço da AFP. No entanto, o número de casos reais pode ser muito maior, já que a maioria dos países testam somente pacientes mais graves.

China flexibiliza restrições

Enquanto parte da humanidade está confinada, a China se prepara para suspender parte das restrições. A partir de quarta-feira, habitantes saudáveis da província de Hubei poderão circular livremente. Mas os que moram Wuhan, berço da pandemia e isolada desde o final de janeiro, terão que esperar até 8 de abril.

A China registrou 78 novas mortes pelo coronavírus na terça-feira, mas são quase exclusivamente de pessoas que chegam do exterior.

“Aguardo ansiosamente a liberdade”, disse um morador à AFP, enfatizando que, após dois meses de confinamento, “as pessoas estão sob imensa pressão”.

Sanções

O Irã, outro dos países mais afetados, anunciou 122 novas mortes nesta terça-feira, elevando seu saldo oficial total para 1.934 mortes.

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet, ligou de Genebra para relaxar ou suspender as sanções impostas a esse país e a outros países como Coreia do Norte, Cuba ou Venezuela.

Em Cuba, foi decidido isolar cerca de 32.000 turistas estrangeiros em hotéis, na tentativa de prevenir infecções, enquanto eles aguardam voos de retorno para seus países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mais de 100 mil pessoas já superaram o coronavírus em todo o mundo
Após dois meses, a China reabriu a Grande Muralha e começou a afrouxar a quarentena à população
https://www.osul.com.br/mais-de-um-terco-da-humanidade-esta-confinada-por-causa-da-pandemia-do-coronavirus/ Mais de um terço da humanidade está confinada por causa da pandemia do coronavírus 2020-03-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar