Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2018
Dos 8.411 profissionais aprovados na primeira etapa de seleção do Mais Médicos, 4.649 (55%) se apresentaram nos municípios até 17h de terça-feira (11), segundo o último balanço do Ministério da Saúde. Os outros 3.762 (45%) têm até esta sexta-feira (14) para comparecerem aos municípios onde escolheram trabalhar. Após o fim do prazo de inscrição no primeiro edital, 106 das 8.517 vagas não foram ocupadas.
Já na segunda etapa de seleção, que começou na terça-feira (11), a pasta informa que já recebeu 2.277 inscrições de médicos sem CRM brasileiro. Os profissionais formados no exterior têm até o dia 14 para entrar no sistema e enviar a documentação para validar a inscrição. O médico que iniciar o processo tem até 24h para enviar os documentos, informou o Ministério da Saúde. O site apresentou instabilidade no primeiro dia de inscrições.
Confira, abaixo, o cronograma para a segunda etapa de seleção para o Mais Médicos: até 14/12, os profissionais formados no exterior devem entrar no sistema e para encaminhar a documentação para validação da inscrição; em 17/12 será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura; nos dias 18 e 19/12 os profissionais com registro no País terão nova oportunidade para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis; de 20 a 22/12 os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no País que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes; de 26 a 28/12 os estrangeiros formados no exterior e sem registro no País, que tenham a inscrição previamente validada, poderão escolher as vagas remanescentes.
Vagas não ocupadas
Das 8.517 vagas disponibilizadas no edital da primeira etapa de seleção do Mais Médicos, 106 não foram ocupadas, informou o Ministério da Saúde na segunda-feira (10). Os lugares remanescentes estão distribuídos entre oito distritos indígenas e 19 municípios — todos na região Norte. O Amazonas é o Estado com mais vagas remanescentes: 88.
De acordo com o levantamento final, não houve interessados em um distrito indígena (Dsei) — Médio Purus, no Amazonas — e em outros dois municípios: Terra Santa, no Pará, e Castanheiras, em Rondônia.
O Ministério da Saúde publicou na segunda (10) o edital para a segunda etapa de seleção de profissionais para o programa. Podem se inscrever, desde terça-feira (11), médicos com CRM no Brasil ou formados no exterior, mesmo sem revalidar o diploma.
Foi aberta, no dia 20 de novembro, uma seleção de emergência para substituir os cubanos do Mais Médicos. Os profissionais caribenhos tiveram que deixar os postos de trabalho após a decisão de Cuba de sair do programa. O país citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.