Domingo, 21 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Manifestantes fazem atos contra a PEC da Blindagem e o projeto da Anistia em diversas cidades do País

Compartilhe esta notícia:

Os protestos acontecem em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e Maceió.

Foto: Reprodução
Os protestos acontecem em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e Maceió. (Foto: Reprodução)

Manifestantes realizam atos em diversas cidades do País neste domingo (21) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo 8 de janeiro de 2023.

Convocados nas redes sociais por movimentos de esquerda, os protestos acontecem em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e Maceió.

Em comum, as manifestações pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

Críticos da proposta afirmam que a PEC, na prática, inviabilizará a abertura de ações penais contra deputados e senadores, uma vez que, quando regra semelhante vigorou no País, somente a instauração de um processo foi autorizada pelo Legislativo.

Após ser aprovada na Câmara, a PEC da Blindagem segue para análise no Senado, onde sofre resistência. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), disse neste domingo (21) que vai pautar o texto na próxima reunião do colegiado para “sepultar de vez esse assunto”.

Ele chamou a proposta de “murro na barriga e tapa na cara do eleitor” e afirmou que há articulação para rejeitá-la na comissão e no plenário.

Manifestantes também se posicionaram contra a tramitação do projeto que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista do 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta para acelerar a análise do texto.

Em São Paulo, manifestantes se reúnem em frente ao Masp, na Avenida Paulista. O ato começou às 14h e foi convocado nas redes sociais por movimentos de esquerda.

Os participantes gritam palavras de ordem contra a anistia e carregam placas e cartazes. Eles também estendem uma bandeira gigante do Brasil, em contraste com o bandeirão dos Estados Unidos exibido por bolsonaristas no mesmo local, durante o ato do 7 de setembro.

Na capital federal, os manifestantes se concentraram em frente ao Museu Nacional da República, na via S1, por volta das 10h. A partir das 11h30, o grupo seguiu em marcha até a altura da Avenida José Sarney, nas proximidades do Congresso Nacional.

Em Salvador, manifestantes se concentraram em frente ao Cristo da Barra, por volta das 9h. Com cartazes nas mãos e entoando gritos de ordem, os manifestantes deram início ao ato por volta das 10h40.

Estão presentes no ato os atores Wagner Moura e Nanda Costa, a percussionista Lan Lanh e Daniela Mercury, ambas em cima de um trio elétrico.

“Estamos juntos lutando pela democracia brasileira, contra anistia, que já foi julgada pelo Supremo, de forma adequada, respeitando o Estado Democrático de Direito e todo processo legal. A gente não aceita que ela seja ressuscitada a qualquer custo”, afirmou Daniela.

Manifestantes se reuniram na Praça Raul Soares, na Região Centro-Sul, neste domingo (21), e seguiram em marcha até a Praça Sete, no Centro da cidade.

Nas ruas, era possível ver cartazes com dizeres como “Sem anistia”, “Não à PEC da bandidagem” e “Em defesa da democracia”.

O ato conta com a presença de lideranças políticas e sindicais, além de artistas mineiros, como a musicista Fernanda Takai, da banda Pato Fuu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Prefeitura de Porto Alegre mantém equipes mobilizadas diante do alerta de chuva
“Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso”, diz José Dirceu em ato em Brasília
https://www.osul.com.br/manifestantes-fazem-atos-contra-a-pec-da-blindagem-e-o-projeto-da-anistia-em-diversas-cidades-do-pais/ Manifestantes fazem atos contra a PEC da Blindagem e o projeto da Anistia em diversas cidades do País 2025-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar