Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Manifestantes receberam a caravana de Lula com ovos e pedradas em Santa Catarina

Compartilhe esta notícia:

Após passagem tumultuada pelo Rio Grande do Sul, o petista viajou para o Estado vizinho. (Foto: Divulgação)

A caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi atacada com pedras e ovos por manifestantes contrários ao petista durante a passagem por São Miguel do Oeste (SC), na tarde de domingo (25). Lula participou, pela manhã, de um ato com agricultores familiares em Nova Erechim (SC). Durante o evento, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, alertou para a presença de manifestantes contrários ao ex-presidente em São Miguel do Oeste.

As pedradas chegaram a trincar os vidros de dois dos três ônibus que integram a caranava, entre eles o veículo em que Lula viajava. Cerca de 30 manifestantes fecharam o trevo de acesso à cidade. Quando a caravana parou, os limpadores de para-brisa dos ônibus foram arrancados, diversos ovos atirados contra os vidros dos veículos e, depois, as pedras.

“O que aconteceu foi um atentado criminoso. Poderia ter acontecido uma tragédia. O motorista ficou sem visibilidade”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara. Alguns metros adiante, policiais militares acompanharam, mas não interferiram na manifestação.

Os protestos violentos e tentativas de bloquear a passagem da comitiva do petista tem marcado a caravana de Lula pela Região Sul do País, iniciada no dia 19, em Santana do Livramento. O ex-presidente foi obrigado a alterar o itinerário da viagem, fazer viagens de avião (a previsão inicial era usar apenas ônibus) e impedido de entrar em Passo Fundo.

No sábado (24) à noite, em Chapecó (SC), houve confronto entre manifestantes anti-Lula e militantes petistas que participavam de um ato na praça central da cidade. Em Florianópolis, Lula ressaltou que os participantes das atividades da caravana são “gente da paz”, mas disse que eles devem “retribuir” as agressões sofridas. Em Chapecó, Lula falou em “dar porrada”.

“Nós não podemos permitir que pessoas sejam espancadas enquanto esperamos que a polícia cumpra o seu papel. Se a polícia não pode garantir a segurança da caravana, que nos diga”, afirmou Pimenta. Segundo ele, uma ideia é agregar outros dois ônibus com militantes à caravana para contrapor as manifestações contrárias.

Culpa

Em discurso durante a caravana pelo Rio Grande do Sul, Lula declarou, na semana passada, sem citar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que adiou o julgamento de seu habeas corpus preventivo, que dirá ao PT que não merece ser candidato caso “tiver uma única culpa”.

“A única coisa que eu quero é que os juízes estudem o mérito do meu processo e, se eu tiver uma única culpa, eu vou dizer ao PT que eu não mereço ser candidato porque eu cometi um crime”, afirmou na passagem por Palmeiras das Missões. Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso do triplex em Guarujá, no litoral paulista.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Celulares e baterias são encontrados em tonel de lixo na Pasc
Ministro da Saúde recua e diz não ser preciso rever o tamanho do SUS
https://www.osul.com.br/manifestantes-recebem-a-caravana-de-lula-com-ovos-e-pedradas-em-santa-catarina/ Manifestantes receberam a caravana de Lula com ovos e pedradas em Santa Catarina 2018-03-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar