Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Matéria-prima para mais 5 milhões de doses da CoronaVac chega ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

Carga vinda da China chegou ao Aeroporto de Guarulhos no início da manhã desta segunda-feira

Foto: Divulgação/GRU Airport
Carga vinda da China chegou ao Aeroporto de Guarulhos no início da manhã desta segunda-feira. (Foto: Divulgação/GRU Airport)

O Instituto Butantan recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), mais 3 mil litros do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), matéria-prima para produção da CoronaVac. A matéria-prima vai ser suficiente para produzir mais 5 milhões de vacinas contra a Covid-19. A CoronaVac é a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O carregamento, vindo de Pequim, na China, chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 6h13min. O voo da companhia aérea Turkish Airlines passou por escalas na Turquia e Islândia.

O novo lote do IFA deveria ter chegado no dia 8 de abril. Com o atraso, o Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde até 10 de maio. A promessa inicial era que essas doses seriam entregues ao governo federal até o fim de abril. O atraso ocorre porque o processo de envase e rotulagem, etapa final de produção da vacina, vai demorar 2 semanas.

Inicialmente, o Butantan receberia 6 mil litros do IFA em um único lote, mas o envio da matéria-prima foi dividido. Os outros 3 mil litros do insumo para a CoronaVac devem chegar antes do fim de abril, mas ainda não tem data definida.

O Instituto Butantan suspendeu o envase de doses da vacina CoronaVac após atraso na chegada de matéria-prima. No cronograma inicial, o Instituto deveria ter recebido a matéria-prima entre os dias 6 e 8 de abril. Para conseguir completar a entrega de 46 milhões de doses, prevista no primeiro contrato com o governo federal, o Instituto Butantan dependia da chegada do insumo da vacina, que é importado da China.

Em março, o Butantan recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de IFA, correspondente a cerca de 14 milhões de doses. Outros 11 mil litros de insumos chegaram ao país em fevereiro.

Na semana passada, o Butantan entregou mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao PNI (Plano Nacional de Imunizações) e atingiu os 40,7 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro.

Após finalizar a entrega dos 46 milhões de doses ao Ministério da Saúde referente ao primeiro contrato assinado, o Butantan vai entregar mais 54 milhões de doses ao governo federal até o mês de setembro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

INSS orienta sobre saque irregular feito após óbito de beneficiário
Mercado financeiro aumenta para 4,92% a estimativa de inflação no Brasil neste ano e prevê alta menor do PIB
https://www.osul.com.br/materia-prima-para-mais-cinco-milhoes-de-doses-da-coronavac-chega-ao-brasil/ Matéria-prima para mais 5 milhões de doses da CoronaVac chega ao Brasil 2021-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar