Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas MDB lança seu projeto de governo: “Caminhos para o Brasil – Nosso País, Nossa Causa”

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães, o deputado federal Alceu Moreira (MDB) marcou um gol de placa ao coordenar, em grande estilo, o ato de apresentação do documento do partido, “Caminhos para o Brasil – Nosso País, Nossa Causa”. O texto, que reúne diretrizes para a gestão pública, foi apresentado em Brasília pelo presidente do partido nacional, deputado Baleia Rossi.

Com contribuição de filiados de todo o território brasileiro, o documento foi coordenado pela Fundação Ulysses Guimarães, sob o comando do deputado federal Alceu Moreira. O projeto ainda contou com gestão editorial de outro gaúcho: o vice-presidente do MDB-RS, ex-senador José Fogaça.

Tânia da Silva Terezinha, suplente de deputada estadual, palestrou no seminário “O que o MDB pensa sobre o extermínio de mulheres”, atividade que integrou a programação nacional.

O evento de lançamento da publicação “Caminhos para o Brasil” teve também a participação de expressiva delegação do Rio Grande do Sul, entre os quais o presidente do Diretório Estadual, deputado Vilmar Zanchin, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o deputado estadual Luciano Silveira.

Presidente do SETCERGS, Delmar Albarello na Galeria de Honra do Banco de Alimentos

À frente da presidência do Conselho de Administração do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier registra a participação no ato que marcou o descerramento das novas placas da galeria de honra, que reconhece entidades e lideranças que contribuem de forma expressiva para a trajetória do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre:

“Nesta ocasião, tivemos a alegria de incluir a placa do presidente do SETCERGS, Delmar Albarello, que passa a figurar ao lado de ex-presidentes do SETCERGS e do CEPORTO — entidades fundamentais para o fortalecimento da logística social, um dos pilares que sustentam o trabalho do Banco de Alimentos e permitem que os alimentos cheguem com agilidade e eficiência a quem mais precisa. Somente no último ano, mais de 7 milhões de quilos de alimentos foram doados e distribuídos, levando esperança e dignidade a milhares de famílias gaúchas”, afirma Claudio Bier.

Gustavo Victorino: pré-candidato à Câmara dos Deputados

Deputado estadual mais votado do Rio Grande do Sul, o jornalista e advogado Gustavo Victorino revela duas decisões tomadas:

* Permanece no partido Republicanos.

* Aceitou o convite do presidente estadual do partido, deputado Carlos Gomes, para concorrer a deputado federal em 2026.

José Otávio Germano: o retorno em 2026?

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Cachoeira do Sul José Otavio Germano poderá ser apresentado pelo seu partido para as eleições de 2026. No PP, surge um movimento para convencê-lo a concorrer a deputado estadual – ele já foi presidente da Assembleia Legislativa – ou disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados. Ele renunciou à prefeitura de Cachoeira do Sul em dezembro de 2023, mas manteve os direitos políticos.

Ciro Gomes no retorno ao PSDB ataca contradições da esquerda

O ex-candidato à presidência pelo PDT Ciro Gomes sinalizou, no seu retorno ao PSDB, um discurso radical contra a esquerda.

Ciro Gomes anunciou que vai atacar as contradições de Lula, do PT, e da esquerda. Não escapou o vice-presidente Geraldo Alckmin:

“Geraldo Alckmin, fundador do PSDB agora é socialista. Grande guru da esquerda, companheiro, porque para eles, tudo pode”, afirmou Ciro Gomes.

Investimento de R$ 100 milhões, e 100 empregos em Novo Hamburgo

O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, confirmou mais um investimento no Rio Grande do Sul. A nova unidade da rede será em Novo Hamburgo, com investimento de R$ 100 milhões e geração direta de 200 empregos.

“Quero anunciar, junto com o Gustavo Finck, prefeito de Novo Hamburgo, a inauguração da nossa loja na cidade, que está marcada para o dia 22 de novembro, sábado, às 10h da manhã”, afirma Luciano Hang.

Alerta: produção de tilápia pode ser banida

A região Sul e, em especial o Rio Grande do Sul poderá ser afetado caso se confirme a proposta da Conabio (Comissão Nacional de Biodiversidade), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, para incluir o eucalipto e a tilápia, espécie africana na lista nacional de espécies exóticas invasoras. O deputado Filipe Barros (PL-PR), afirma que a ministra Marina Silva quer de tilápia no país. A decisão, prevista para a reunião do Conabio e do MMA no dia 8 de novembro, coloca a tilápia no mesmo patamar de alerta e controle do javali, com possibilidade de erradicação em áreas naturais, caso seja aprovada. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul produzem, em conjunto, mais da metade do volume anual do país.

“É mais um atentado lulopetista contra a soberania econômica. Estou trabalhando em um projeto de decreto legislativo para derrubar esse absurdo antes mesmo que entre em vigor”, escreveu o deputado Filipe Barros em seu perfil.

Os 100 anos as GM no Brasil

A Câmara dos Deputados confirmou para o próximo dia 28 a sessão especial de homenagem aos 100 anos da fundação da General Motors do Brasil. No requerimento, o deputado Alex Manente (Cidadania-SP) menciona a presença da GM no Rio Grande do Sul:

“Sua expansão industrial também foi notável, com a fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, inaugurada em 1999, além da fábrica de motores de Joinville, em Santa Catarina, dedicada a aprimorar novas tecnologias e desenvolver o potencial de crescimento e escolaridade da região. Hoje, a empresa conta com cerca de 20 milhões de veículos produzidos no Brasil ao longo desses 100 anos. Além disso, permanece seu interesse em fazer parte do desenvolvimento econômico do País, sobretudo na criação de novas tecnologias automotivas sustentáveis. Que venham mais 100 anos e muitos êxitos, de entrelaçamento com a própria história do nosso país!” (Por Flávio Pereira)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Alerta precoce: Guterres, o mutirão da COP30 e o caminho para virar o jogo
Este momento também passará
https://www.osul.com.br/mdb-lanca-seu-projeto-de-governo-caminhos-para-o-brasil-nosso-pais-nossa-causa-2/ MDB lança seu projeto de governo: “Caminhos para o Brasil – Nosso País, Nossa Causa” 2025-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar