Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Média móvel de casos de covid no Brasil é a maior desde março

Compartilhe esta notícia:

O País registrou 37.038 novos diagnósticos em 24 horas. (Foto: Reprodução)

O Brasil registrou nesta quinta-feira (2) 41.714 novos casos conhecidos de covid em 24 horas, completando 31.099.823 diagnósticos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 32.983, variação de +138% em relação a duas semanas atrás, indicando tendência de alta.

A média voltou a ficar acima da marca de 32 mil pela primeira vez desde 25 de março. Nesse meio tempo, a menor marca atingida foi de 12.413 casos diários, em 27 de abril. Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.

O Brasil também registrou mais 130 mortes pela covid nas últimas 24 horas, totalizando 666.978 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel nos últimos 7 dias é de 104. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -5%, indicando tendência de estabilidade óbitos decorrentes da doença.

A média móvel de 7 dias faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Estados

Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins não tiveram registro de morte em 24 horas. Tanto o Acre, Piauí e Rondônia também não tiveram registro de casos conhecidos nas últimas 24 horas.

— Em alta: Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

— Em estabilidade: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

— Em queda: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Distrito Federal.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Há Estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.

Quarta dose

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta que a pasta vai autorizar a oferta da quarta dose de vacina contra a covid para pessoas com 50 anos ou mais. Até agora, o ministério havia liberado essa dose apenas a pessoas com 60 anos ou mais, além de imunossuprimidos.

Mesmo antes do novo anúncio, algumas cidades e estados já vinham informando que começariam a vacinar pessoas a partir dos 50 anos com a quarta dose. Macapá e Maceió, por exemplo, começaram na quarta (1º).

No Distrito Federal, a previsão é a de que a imunização desse público com a segunda dose de reforço comece nesta sexta (3).

Em Manaus, a quarta dose para quem tem 50 anos ou mais está liberada desde o início de maio, e, no Piauí, foi liberada na mesma data para toda a população a partir dos 18 anos.

O Paraná também havia pedido autorização na semana passada para aplicar a 4ª dose em pessoas com menos de 60 anos.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sobe para 127 número de mortes devido às chuvas em Pernambuco
Casos de covid aumentam no Brasil, mas médico ressalta que a situação epidemiológica é “favorável”
https://www.osul.com.br/media-movel-de-casos-de-covid-no-brasil-e-a-maior-desde-marco/ Média móvel de casos de covid no Brasil é a maior desde março 2022-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar