Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Médicos brasileiros usam a pele de peixe para tratar queimaduras. A terapia com tilápia dispensa os medicamentos e obteve bons resultados em 56 pacientes

Compartilhe esta notícia:

Procedimento consiste em aplicar o material sob a bandagem. (Foto: Reuters)

Pesquisadores brasileiros estão experimentando um novo tratamento para queimaduras graves usando pele de tilápia, um procedimento nada convencional e, segundo afirma-se, pode suavizar a dor das vítimas e reduzir despesas médicas.

Pele de porco congelada e até tecido humano vêm sendo usados há tempos em queimaduras para mantê-las úmidas e permitir a transferência de colágeno, uma proteína que ajuda a cura. Os hospitais públicos, porém, carecem de suprimentos de pele suína e humana e das alternativas artificiais facilmente disponíveis em países ocidentais.

Em vez disso, os curativos com gaze, que precisam ser trocados frequentemente -um processo muitas vezes doloroso – são a norma. A tilápia é abundante nos rios e criadouros do país, que estão se expandindo rapidamente em resposta à demanda pelo peixe de água doce de sabor suave.

Pesquisadores da UFC (Universidade Federal do Ceará) descobriram que a pele de tilápia tem umidade, colágeno e resistência a doenças em níveis comparáveis aos da pele humana e que pode auxiliar na cura. Na China, pesquisadores testaram a pele de tilápia em roedores para estudar suas propriedades curativas, mas os cientistas brasileiros afirmaram que seus testes são os primeiros em humanos.

“O uso da pele de tilápia em queimaduras é inédito”, disse Odorico de Morais, professor da UFC. “A pele de peixe normalmente é jogada fora, por isso estamos usando este produto para convertê-lo em algo que traz benefícios sociais.” O tratamento com a tilápia pode acelerar a cura em vários dias e reduz a necessidade de analgésicos, disseram os pesquisadores brasileiros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O procurador-geral da República pede para ouvir Temer porque o presidente “confessou diálogo secreto”
Diante do agravamento da crise política, Michel Temer já se prepara para tentar alongar o quanto puder o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral contra ele e Dilma
https://www.osul.com.br/medicos-brasileiros-usam-pele-de-peixe-para-tratar-queimaduras-terapia-com-tilapia-dispensa-os-medicamentos-e-teve-bons-resultados-em-56-paises/ Médicos brasileiros usam a pele de peixe para tratar queimaduras. A terapia com tilápia dispensa os medicamentos e obteve bons resultados em 56 pacientes 2017-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar