Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Medidas do governo oneram produção e travam a economia, aponta Fiergs

Compartilhe esta notícia:

Em relação à indústria gaúcha, o presidente em exercício da entidade, Cláudio Bier, destacou que a situação ficará mais difícil do que o restante do País (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

O anúncio de aumentar impostos, recriar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e cortar gastos, feito pelo governo federal, foi recebido com apreensão pela Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul). “É um pacote de alto risco, pois onera o setor produtivo em uma situação de crise, ou seja, corremos a séria ameaça de a economia travar”, avaliou o presidente em exercício da entidade, Cláudio Bier.

“Dos 64 bilhões de reais do ajuste pretendido, menos da metade – 40% – recaem sobre cortes do setor público; a maior parte – 60% – significa uma nova carga de custos ao setor privado”, argumentou. O industrial alerta ainda que a retirada de benefícios fiscais para segmentos, como a indústria química e a diminuição do Reintegra para os exportadores, se traduz em aumento de custos. “O governo reeleito já tinha o diagnóstico. Então poderia ter feito cortes e não esperar nove meses da segunda administração consecutiva.”

Em relação à indústria gaúcha, Bier destacou que a situação ficará mais difícil do que o restante do País. “Além do ajuste nacional, existe a tentativa do ajuste estadual com as mesmas características, ou seja, de sobrecarga no setor privado”, explicou.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Mega-Sena pode pagar 3 milhões de reais nesta quarta-feira
Polícia apreende fuzil no bairro Restinga, em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/medidas-do-governo-oneram-producao-e-travam-a-economia-aponta-fiergs/ Medidas do governo oneram produção e travam a economia, aponta Fiergs 2015-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar