Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2015
Em meio a uma crise financeira, o governo do Rio Grande do Norte decidiu realizar uma palestra para ensinar a todas as primeiras-damas e prefeitas do Estado “a arte de receber”. A palestra “Etiqueta e Elegância” seria ministrada nesta terça-feira (09), em Natal, pela consultora e jornalista Claudia Matarazzo. Mas foi cancelada após protestos nas redes sociais.
Referência na área de etiqueta e moda, Claudia chefiou o cerimonial do governo paulista de 2007 a 2013, nas gestões de José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin (todos do PSDB), e é autora de livros como “Gafes no Palácio”, em que conta situações embaraçosas dos bastidores da política. Ela é irmã do vereador Andrea Matarazzo (PSDB-SP).
A intenção era reunir as primeiras-damas e prefeitas dos 167 municípios potiguares, distantes até 400 quilômetros da capital, e orientá-las sobre como receber autoridades e organizar eventos sem cometer gafes, além de conscientizar sobre “a importância da atuação das primeiras-damas”.
O convite foi feito pela primeira-dama potiguar, Julianne Dantas Faria, casada com o governador Robinson Faria (PSD). Formada em direito e análise de sistemas, ela também é secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social e preside o PSD Mulher no Estado.
Após a repercussão negativa e ameaças de protesto no local da cerimônia, Juliane divulgou nota informando sobre o cancelamento. Os críticos citaram a atual crise financeira do Estado, que enfrenta dificuldades para pagar servidores e decretou estado de calamidade em 92% dos municípios por causa do quarto ano consecutivo de seca.
Convite da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social chamando para palestra sobre etiqueta e elegância repercutiu negativamente nas redes sociais. (Foto: Reprodução)
O governo afirma que não teria custo com a palestra de Claudia Matarazzo, porque a consultora de etiqueta já estaria na cidade para outros compromissos e teria aceitado fazer a palestra de graça. Em palestras privadas, os ingressos para assistir a apresentações de Claudia variam de 50 a 250 reais, de acordo com divulgação dos eventos na internet.
Segundo a assessoria, seriam pagas apenas passagem e hospedagem de outra palestrante, cujo custo não foi informado. Já o auditório, equipamentos e funcionários seriam aproveitados da estrutura do governo.
Ainda segundo o governo, o evento faria parte do 1 Encontro de Prefeitas e Primeiras-Damas do RN e teria também palestra da secretária-executiva da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, Amélia Prudente, sobre projetos sociais no Estado.
Cerimonial e etiqueta.
Na segunda-feira (08), Claudia realizou o workshop “Cerimonial e Etiqueta em Eventos Públicos”, sociais e corporativos” e fez uma sessão de lançamento de seu livro “Casar sem Frescura”. O evento não teve relação com a programação do governo.
Em entrevista a uma emissora de televisão, Claudia disse que é preciso “capacitar pessoas para receberem cada vez melhor esses eventos”.
“Cerimonial é planejamento, é logística, é fornecedor, é timing do evento. Estamos em uma era midiática, então o evento tem que ter começo, meio e fim, e tem que ter um impacto visual, você tem que fotografar”, disse ela. (Patrícia Britto/Folhapress)