Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Melhore a saúde do seu coração com uma dose diária de vitamina D

Compartilhe esta notícia:

Luz do sol é fundamental para a obtenção de vitamina D. (Foto: Reprodução)

Uma dose diária de vitamina D melhora o funcionamento do coração de pessoas com insuficiência cardíaca, revelou uma pesquisa desenvolvida ao longo de cinco anos pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, e apresentada no encontro anual do Colégio Americano de Cardiologia.

O estudo envolveu mais de 160 pacientes que se dividiram em dois grupos: um que ingeriu por um ano cápsulas de vitamina D, e outro que tomou comprimidos de placebo.

As alterações na função cardíaca dos dois grupos foram medidas por ultrassom, permitindo acompanhar, entre outros aspectos, a quantidade de sangue bombeada a cada batimento, o que é conhecido como fração de ejeção.

Esse índice, em uma pessoa saudável, fica geralmente entre 60% e 70%. Nos pacientes com insuficiência cardíaca incluídos no estudo, a fração de ejeção média era de 26%.

Nos 80 pacientes que tomaram vitamina D, a função de bombeamento melhorou de 26% para 34%. Já nos outros, que tomaram placebo, não houve mudança na função cardíaca.

Conheça a importância da vitamina D para o funcionamento do seu cérebro.
Outro levantamento publicado na revista Neurology chama a atenção para a importância da vitamina D para as funções cerebrais. As pessoas com idade avançada que não recebem quantidades suficientes da vitamina correm mais riscos de sofrer de demência ou mal de Alzheimer.

Os seres humanos obtêm a vitamina D com exposição ao sol e através da ingestão de peixes como salmão, atum e cavala, assim como leite, ovos e queijo. Ela também está disponível na forma de suplementos.

Uma outra pesquisa genética confirmou o vínculo entre baixos níveis de vitamina D e o risco de sofrer de esclerose múltipla, doença autoimune do sistema nervoso central que afeta o cérebro e a medula espinhal. Segundo especialistas, essa descoberta pode ajudar a melhorar tratamentos e a estimular novas pesquisas para a prevenção da enfermidade.

Os pesquisadores conseguiram mostrar que aqueles com baixos níveis de vitamina D têm risco dobrado de desenvolver a doença. Os resultados foram publicados na revista PLOS Medicine.

A vitamina D controla 229 funções das células cerebrais, mas poucos dão atenção a isso: aproximadamente 60% dos brasileiros têm insuficiência ou deficiência da vitamina.

Exposição solar.
Muitas pessoas têm dúvida sobre o tempo necessário de exposição ao sol para que o organismo metabolize a vitamina.

Conforme o endocrinologista americano Michael Holick, considerado um dos maiores especialistas em vitamina D, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdômen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a vitamina D seja metabolizada. Mas depois desses minutos de exposição ao sol sem proteção, Holick alerta que o uso do filtro é essencial. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Conheça os alimentos que podem ajudar contra a impotência sexual
Com 20% da população acima dos 65 anos, Portugal busca alternativas para cuidar dos idosos
https://www.osul.com.br/melhore-a-saude-do-seu-coracao-com-uma-dose-diaria-de-vitamina-d/ Melhore a saúde do seu coração com uma dose diária de vitamina D 2016-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar