Domingo, 06 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
11°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Menino passa 20 horas por dia sob luz ultravioleta para se manter vivo

Compartilhe esta notícia:

Doença de Ismail é muito rara, com registro de um caso em 1 milhão de nascimentos (Foto: BBC)

Com apenas 4 anos de idade, Ismail Ali mal pode ver a luz do sol todos os dias. O menino, da cidade britânica de Luton, sofre de uma doença raríssima – a síndrome de Crigler-Najjar –, uma condição genética caracterizada pela incapacidade do corpo de converter e eliminar do sangue a bilirrubina, provocando o seu aumento e, consequentemente uma forma de icterícia.

Bilirrubina é um pigmento biliar derivado da degeneração natural de glóbulos vermelhos. O aumento de sua concentração no sangue pode levar ao acúmulo de toxinas que, segundo os médicos, pode provocar surdez, danos cerebrais ou falência dos órgãos.

Para tratar a condição, Ismail passa 20 horas de seu dia sob luz ultravioleta – ele brinca, come e dorme dentro do quarto, sob os efeitos da luz. “Ele é muito ativo, adora correr para lá e para cá, pular. Mas o problema é que ele tem que ficar na cama fototerápica médica. Então ele odeia”, contou a mãe, Shahzia.

A doença de Ismail é muito rara, com registro de um caso em 1 milhão de nascimentos. A mãe explica que o corpo do filho não produz a enzima necessária para “quebrar” a bilirrubina em seu sangue.

A fototerapia é um procedimento em que a criança é colocada sob uma luz azul fluorescente que age quebrando a molécula de bilirrubina e facilitando a sua eliminação pela urina e pelas fezes. Assim, o corpo consegue reduzir seus níveis. No entanto, quanto mais velha a criança fica, menor é a eficácia do tratamento.

Segundo a ONG americana Nord, dedicada a melhorar a vida de de pacientes com doenças raras, a única cura definitiva para a síndrome de Crigler-Najjar seria um transplante de fígado. A família tem tentado melhorar sua qualidade de vida o máximo possível. Um amigo lançou uma campanha para arrecadar dinheiro que permita a contratação de uma cuidadora em tempo integral para ajudar os pais. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Incidência de câncer colorretal aumenta entre os mais jovens
Quase 100 mil brasileiros conseguiram cidadania portuguesa nos últimos sete anos
Pode te interessar