Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Meninos que ficaram presos em uma caverna na Tailândia por mais de duas semanas farão um retiro espiritual

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

A maioria dos doze meninos que ficaram presos em uma caverna por 18 dias na Tailândia e que deixaram na semana passada o hospital farão um retiro espiritual em um templo budista antes de voltar à vida normal, anunciaram neste domingo (22) as autoridades locais. “Eles realizarão um retiro de nove dias”, declarou o governador de Chaing Rai, Prachon Pratsakul.

“Onze [dos doze meninos] serão noviços e seu treinador atuará como monge”, explicou, fazendo referência ao técnico de futebol Ekkapol Chantawong, que já exerceu como noviço e ajudou os meninos a manter a calma na caverna até que fossem resgatados entre 8 e 10 de julho.

Resgate

Após deixarem o hospital, na quarta-feira (18), eles contaram como sobreviveram ao resgate dramático que mobilizou mais de 1 mil pessoas, na província de Chiang Rai. O grupo também fez uma homenagem ao mergulhador voluntário Saman Kunan, que morreu durante o resgate.

Ake, como é conhecido o técnico, contou que depois de dois dias ele e os garotos começaram a sentir mudanças no corpo, já que não comiam nada, apenas bebiam água que caía da pedra. Diferentemente do que havia sido divulgado, eles não levaram comida para a cavidade subterrânea.

O mais novo do grupo contou que não tinha força física e que tentava não pensar em comida para não sentir mais fome do que já sentia. Segundo os médicos, os garotos perderam, em média, dois quilos no período em que ficaram presos e recuperaram no hospital cerca de três quilos cada.

Sobre a chegada dos dois mergulhadores ingleses, que os encontraram após os nove dias de buscas, Adul Sam-on, de 14 anos, o único a falar inglês no grupo e o primeiro a se comunicar com eles, disse que foi “um milagre” terem sido encontrados. Ele contou que usou uma tocha para ir em direção às vozes que o grupo escutava.

“Foi um choque. O técnico pediu para mantermos calma.” Ele disse que todos ficaram muito felizes por terem sido encontrados. Os meninos afirmaram que perderam a noção do tempo dentro da caverna e que, por isso, perguntaram aos mergulhadores há quanto tempo estavam ali.

O técnico disse que todos concordaram em entrar na caverna em 23 de junho. Eles estavam curiosos sobre o lugar e esperavam sair logo porque tinham uma festa de aniversário para ir. Mas a água subiu e acabaram ficando presos. Eles buscaram, então, um lugar seguro para passar a noite.

O treinador afirmou que, no início, eles não estavam tão assustados, porque imaginavam que, ao amanhecer, o nível da água teria baixado, o que não aconteceu. Um dos meninos relatou que tentaram ficar calmos e “pensar em soluções” para sair da caverna. Eles pensaram até em tentar abrir um buraco para sair. Um dos garotos disse ter ficado “com medo de não voltar para casa”.

No hospital

Durante o período de recuperação no hospital, os meninos viram o jogo final do Mundial. A maioria dos meninos torceu para a França, que ganhou da Croácia por 4 a 2. E um deles elogiou o ataque da seleção francesa.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Obama nega ter espionado Donald Trump
O PSL faz convenção neste domingo para lançar a candidatura de Bolsonaro à Presidência da República
https://www.osul.com.br/meninos-que-ficaram-presos-em-uma-caverna-na-tailandia-por-mais-de-duas-semanas-farao-um-retiro-espiritual/ Meninos que ficaram presos em uma caverna na Tailândia por mais de duas semanas farão um retiro espiritual 2018-07-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar