Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Meninos resgatados de uma caverna na Tailândia concluíram um retiro espiritual

Compartilhe esta notícia:

O objetivo do retiro era prestar homenagem ao ex-membro da Marinha tailandesa que morreu quando posicionava os cilindros de oxigênio necessários para o resgate. (Foto: Reprodução)

Os meninos tailandeses resgatados no mês passado em uma caverna inundada na Tailândia completaram neste sábado (04) um retiro espiritual de 11 dias em homenagem ao mergulhador que morreu nas complexas operações de resgate.

Os 12 menores, com idades entre 11 e 16 anos, membros do time de futebol “Javalis Selvagens”, ficaram presos no dia 23 de junho e alguns deles só conseguiram deixar a caverna de Tham Luang, uma das maiores da Tailândia, em 10 de julho.

Depois de um resgate em que todos foram retirados a salvo do local e que foi considerado quase um milagre, os jovens permaneceram uma semana hospitalizados e depois foram levados para um templo budista, de onde saíram neste sábado com as cabeças raspadas mas sem a vestimenta de principiantes que usavam quando entraram no local.

O objetivo do retiro era prestar homenagem ao ex-membro da Marinha tailandesa que morreu quando posicionava os cilindros de oxigênio necessários para o resgate, além de ajudar na recuperação emocional dos jovens após o drama que comoveu o país.

Sobrevivência

Os meninos contaram como sobreviveram ao resgate dramático que mobilizou mais de 1 mil pessoas, na província de Chiang Rai. Ake, como é conhecido o técnico, contou que depois de dois dias ele e os garotos começaram a sentir mudanças no corpo, já que não comiam nada, apenas bebiam água que caía da pedra. Diferentemente do que havia sido divulgado, eles não levaram comida para a cavidade subterrânea.

O mais novo do grupo contou que não tinha força física e que tentava não pensar em comida para não sentir mais fome do que já sentia. Segundo os médicos, os garotos perderam, em média, dois quilos no período em que ficaram presos e recuperaram no hospital cerca de três quilos cada.

Sobre a chegada dos dois mergulhadores ingleses, que os encontraram após os nove dias de buscas, Adul Sam-on, de 14 anos, o único a falar inglês no grupo e o primeiro a se comunicar com eles, disse que foi “um milagre” terem sido encontrados.

Ele contou que usou uma tocha para ir em direção às vozes que o grupo escutava. “Foi um choque. O técnico pediu para mantermos calma.” Ele disse que todos ficaram muito felizes por terem sido encontrados. Os meninos afirmaram que perderam a noção do tempo dentro da caverna e que, por isso, perguntaram aos mergulhadores há quanto tempo estavam ali.

O técnico disse que todos concordaram em entrar na caverna em 23 de junho. Eles estavam curiosos sobre o lugar e esperavam sair logo porque tinham uma festa de aniversário para ir. Mas a água subiu e acabaram ficando presos. Eles buscaram, então, um lugar seguro para passar a noite.

O treinador afirmou que, no início, eles não estavam tão assustados, porque imaginavam que, ao amanhecer, o nível da água teria baixado, o que não aconteceu. Um dos meninos relatou que tentaram ficar calmos e “pensar em soluções” para sair da caverna. Eles pensaram até em tentar abrir um buraco para sair. Um dos garotos disse ter ficado “com medo de não voltar para casa”.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Conflito pode explodir a qualquer hora”, diz China sobre Estados Unidos e Coreia do Norte
Liberado trailer do novo filme de Star Wars
https://www.osul.com.br/meninos-resgatados-de-uma-caverna-na-tailandia-concluiram-um-retiro-espiritual/ Meninos resgatados de uma caverna na Tailândia concluíram um retiro espiritual 2018-08-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar