Terça-feira, 29 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mercado financeiro prevê inflação mais alta e desaceleração maior da economia brasileira em 2015 e 2016

Compartilhe esta notícia:

enquanto na semana passada a estimativa era de queda de 3,86% (Foto: Reprodução)

O mercado financeiro ficou mais pessimista em relação ao futuro da economia brasileira. Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central) nesta terça-feira (08), a expectativa é de mais inflação e retração maior da economia tanto em 2015 quanto em 2016.

A estimativa é de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) feche o ano em 9,29% – na semana anterior, a taxa esperada, depois de duas quedas, era de 9,28%. Se confirmado, será o maior índice em 12 anos, ou seja, desde 2003, quando chegou a 9,30%. Para 2016, os economistas das instituições financeiras elevaram sua expectativa de inflação de 5,51% para 5,58%. Foi a quinta alta seguida do indicador. Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central de inflação para 2015 e 2016 é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

PIB

Para o comportamento do PIB neste ano, os analistas passaram a estimar uma retração de 2,44%. Foi a oitava queda seguida desse indicador. Até então, a expectativa do mercado era de um recuo de 2,26%. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%. Para 2016, a contração estimada é de 0,5%, ante queda de 0,40% na semana anterior. (AG) 

 

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

“Meu coração se derrete.” – Leia frases ditas por famosos
Registradas 92 mortes nas estradas federais brasileiras no feriadão de Sete de Setembro
Pode te interessar