Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Mercado Público completa 150 anos nesta quinta; saiba como serão as comemorações

Compartilhe esta notícia:

Grupo vê ameaça de privatização do mais antigo centro de compras da capital gaúcha. (Foto: Jefferson Bernardes/PMPA)

A Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) preparou para esta quinta-feira (03), uma série de atividades em comemoração aos 150 anos do Mercado Público. A partir das 9h está prevista uma missa, nos altos do Mercado. Em seguida, às 10h, será realizada uma bênção ecumênica.

Logo após, às 11h, haverá a solenidade oficial com a presença de autoridades. Ao meio-dia, a data será celebrada com bolo temático e Parabéns a Você. Para encerrar essa primeira parte, terá apresentação do Musical e Coral Paulo Freire e da Banda Municipal.

Já pela tarde, a partir das 15h, ocorre um abraço ao Mercado Público. A Companhia Municipal de Dança apresenta, às 16h, um flash mob. Às 17h, será a vez da bênção africana. O encerramento, às 19h, será com a banda do bar Essencial.

(Foto: Reprodução/Eduardo Beleske/PMPA)

A presidente da Ascineoc, Adriana Kauer, afirmou que “neste ano, estamos vivendo uma realidade bastante diferente ao comemorarmos um século e meio de existência. É um aniversário que pode ser um marco para o que vem pela frente. Por isso, precisamos valorizar muito mais do que a história do prédio, a história das pessoas que fizeram isso tudo acontecer. Com esse objetivo, preparamos um documentário que relembra os 150 anos do local e que emociona a todos, pois retrata a alma do Mercado e simboliza o que ele é para as milhares de pessoas que estão aqui diariamente”, contou.

Na próxima semana, está previsto um brunch para jornalistas e formadores de opinião, onde serão oferecidos produtos comercializados no Mercado. “Temos uma infinidade de produtos à disposição. Aqui, os clientes encontram de tudo. Queremos mostrar essa diversidade, ressaltando a importância de todos que trabalham para oferecer aos clientes o que há de melhor em qualidade e preço”, destacou Adriana.

Também será feita uma oficina gratuita de cupcakes, em comemoração ao mês das crianças, no dia 19, das 14h30min às 16h30min, no segundo andar.

(Foto: Eduardo Beleske/PMPA)

O prédio histórico do Mercado Público é um dos símbolos de Porto Alegre. A cada dia, cerca de 100 mil pessoas percorrem seus corredores centenários, por onde se espalham 106 estabelecimentos comerciais que oferecem uma grande amostra da economia popular da Capital: peixes, carnes nobres, frutas, verduras, ervas e especiarias, grãos, alimentos orgânicos, artesanatos, artigos religiosos e decorativos – além de restaurantes, cafés, lancherias e outras opções de gastronomia. Ao mesmo tempo, o prédio em estilo neoclássico é uma referência visual para todos os porto-alegrenses, que apreciam em sua arquitetura um pedaço da história da cidade.

História

O Mercado Público tem a influência do engenheiro Frederico Heydtmann, autor de projetos na colônia de Santa Cruz do Sul e em Cachoeira do Sul – e que mais tarde assinaria também o prédio da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. Lá estão as marcas, nem sempre visíveis, dos incêndios de 1912 (que destruiu os chalés internos), de 1976, de 1979 e de 2013 (que atingiu o segundo pavimento), além de histórica enchente de 1941. Mas lá está, também, entalhada no chão, uma mandala com sete chaves, que representa os caminhos e encruzilhadas da vida, além das cores, os cheiros e os sons de uma cidade que sempre soube superar suas adversidades.

“É de a maior importância celebrar um lugar tão significativo, consagrado por sua diversidade e cuja existência é indissociável da nossa história”, aponta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. “Esse espaço da população gaúcha é um balizador de preços da cidade. É também a casa de diversas manifestações culturais e comunitárias. O resultado é mais qualidade de vida à população”, explica.

(Foto: O Sul)

Incêndio

Um dos momentos mais tensos da história do Mercado Público foi o incêndio que atingiu o prédio em 2013. No dia da tragédia, o combate às chamas levou quase duas horas. O fogo consumiu parte do segundo andar do edifício, em especial do quadrante da avenida Júlio de Castilhos.

As investigações da Polícia Civil chegaram a conclusão de que o incêndio foi provocado por uma fritadeira elétrica que ficou ligada na cozinha do restaurante Atlântico, loja 46, localizado no segundo pavimento. Na área, funcionavam sete restaurantes.

Veja a programação organizada para as comemorações do aniversário do Mercado Público:

03/10
9h – Missa
10h – Bênção ecumênica
11h – Solenidade de aniversário
12h – Bolo e Parabéns a Você
13h – Musical e Coral Paulo Freire e Banda Municipal
15h – Abraço ao Mercado
16h – Flash Mob – Companhia Municipal de Dança
17h – Bênção africana
19h – Banda do bar Essencial

07/10
10h – Brunch para jornalistas e formadores de opinião

19/10
14h30 – Oficina gratuita de cupcakes

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Facebook e WhatsApp terão que repassar mensagens para polícia do Reino Unido
Senado aprova texto-base da Reforma da Previdência em 1º turno
https://www.osul.com.br/mercado-publico-completa-150-anos-nesta-quinta-feira-veja-o-que-esta-sendo-preparado-para-comemorar-a-data/ Mercado Público completa 150 anos nesta quinta; saiba como serão as comemorações 2019-10-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar