Quinta-feira, 28 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Meta e X obedecem a Alexandre de Moraes e derrubam perfis de Carla Zambelli e de sua mãe

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

As plataformas donas de redes sociais confirmaram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) que cumpriram a ordem para suspender os perfis da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que deixou o País depois de ser condenada a dez anos de prisão por coordenar e financiar uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Elas poderiam pagar uma multa de 100.000 reais por dia se desobedecessem ao ministro.

A última plataforma a se manifestar na ação foi o X (antigo Twitter), que confirmou nesta quinta-feira, 5, que tirou do ar o perfil da parlamentar e da mãe dela, Rita Zambelli. A ordem de suspensão de perfis é extensiva aos familiares de Zambelli. Na semana passada, antes de fugir, ela pediu doações via Pix aos seus apoiadores e disse que lançaria sua mãe e seu filho, João Zambelli, como pré-candidatos, para que pudessem continuar seu “legado” na política. Ela também disse que seus próprios perfis ficariam sob responsabilidade da mãe.

A Meta (responsável pelo Instagram e pelo Facebook) também confirmou o cumprimento da ordem de Moraes e o LinkedIn disse que o perfil de Zambelli já estava suspenso, porque teria violado as diretrizes da comunidade. O Telegram informou que ainda está cumprindo os trâmites internos para derrubar os canais da deputada.

Zambelli confirmou na terça-feira, 3, que havia deixado o Brasil há alguns dias e que pretende ficar pela Europa — onde tem cidadania italiana. Ela foi condenada a ficar uma década atrás das grades, mas ainda recorre da decisão do Supremo, motivo pelo qual não havia começado a cumprir pena. O advogado dela deixou o caso e Zambelli concedeu diversas entrevistas afirmando que deixou o país para se dedicar a um tratamento de saúde. Apesar disso, ela também afirmou que irá “rodar pela Itália” denunciando o que, na sua avaliação, seria um regime “ditatorial” no Brasil.

Moraes ordenou na quarta-feira (4) a abertura de uma nova investigação para apurar a saída de Zambelli do país.

Zambelli foi incluída na lista de difusão vermelha de procurados pela Interpol, agência internacional que facilita a cooperação entre polícias de diferentes países, e pode ser presa fora do Brasil. A inclusão do nome na lista de procurados atende a um pedido da Polícia Federal após determinação de Moraes.

A Câmara dos Deputados publicou nessa quinta-feira (5) a licença de 127 dias solicitada pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O prazo engloba licença para tratamento de saúde (7 dias) e outros 120 dias para interesse particular. A decisão foi publicada em edição extra do Diário da Câmara. O deputado Coronel Tadeu (PL-SP) assume a vaga.

A deputada fez a solicitação na última quinta-feira (29). Portanto, o prazo começou a contar naquela data e vai até 2 de outubro. As informações são da revista Veja e da Agência Câmara de Notícias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Polícia Federal intima Bolsonaro para depor também no inquérito contra Carla Zambelli
Ministros do Supremo não veem risco de fuga de Bolsonaro após Carla Zambelli deixar o Brasil
Pode te interessar