Sexta-feira, 16 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 16 de outubro de 2026
O texto é divulgado um dia depois da reunião entre representantes da Meta e a cúpula do TSE para tratar do tema.
Foto: DivulgaçãoA Meta, responsável pelo Facebook e o Whatsapp, afirmou que uma “lacuna” nas “proteções” da empresa foi o que levou a sua inteligência artificial a elaborar materiais de campanha que favoreciam o senador Flávio Bolsonaro, mas negar a produção de conteúdo similar sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota divulgada nesta sexta, a plataforma alegou que “incidentes técnicos recentes” afetaram as campanhas presidenciais e negou “interferências” nas eleições 2026. A rede social afirmou que o problema foi corrigido.
O texto é divulgado um dia depois da reunião entre representantes da Meta e a cúpula do TSE para tratar do tema. A empresa diz ter apresentado à Corte informações “detalhadas” e “respaldadas por dados técnicos” sobre os episódios identificados em meio a eleição.
Com relação ao caso mais recente, a empresa sustentou que seus sistemas bloqueavam pedidos à inteligência artificial que envolvessem as seguintes palavras-chave: “Lula”, “Luiz Inácio Lula da Silva”, “Bolsonaro” e “Flávio Bolsonaro”. Por isso, ainda segundo a companhia, o sistema nem “sempre reconhecia um candidato quando um primeiro nome comum era combinado com um número eleitoral”.
“Como resultado, alguns prompts que usavam “Flávio” com seu número podiam gerar imagens de cartazes. A mesma lacuna afetava o outro candidato: prompts que usavam “Luiz” com o número de Lula também podiam gerar imagens de cartazes. Bloquear isoladamente nomes comuns como “Flávio” ou “Luiz” impediria muitas solicitações cotidianas de geração de imagens e não políticas. Corrigimos essa lacuna no mesmo dia”, sustentou a empresa.
(Com informações do jornal O Globo)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
💣🚨💣🚨🚨 INTERFERÊNCIA EXTERNA
Meta admite que IA bloqueou material de Lula e liberou para Flávio…