Domingo, 25 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 28 de agosto de 2015
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que começou no dia 15 deste mês, imunizou 6,4 milhões de crianças, segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Com isso, mais de 6,3 milhões de crianças ainda precisam tomar as gotinhas contra a paralisia infantil. O Ministério afirma que não deve prorrogar a campanha, que termina na próxima segunda-feira (31).
A expectativa é vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos em todo o País. O número corresponde a 95% da população brasileira nessa faixa etária, que é de 12,7 milhões. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país já que é a única forma de prevenção contra a doença, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.
No Rio Grande do Sul, 224 mil crianças de 6 meses a 5 anos incompletos ainda precisam ser vacinadas contra a paralisia infantil. Já foram imunizadas no Estado 375,8 mil nessa faixa etária desde o início da campamha. (AG)