Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Metade das espécies de árvores na Amazônia está em risco

Compartilhe esta notícia:

Em 2017 o governo da Noruega já teria anunciado um corte de 50% nas verbas destinadas ao fundo. (Foto: Armando Fávaro/AE)

Cerca de metade das 15 mil espécies de árvores na Amazônia está ameaçada pelo desmatamento, de acordo com um estudo internacional divulgado na sexta-feira. “Pelo menos 36% e até 57% de todas as espécies de árvores na Amazônia podem ser classificadas como ameaçadas”, relata a pesquisa publicada na “Science Advances”, que usou critérios da IUCN (Union for Conservation of Nature).

Se o cenário continuar no ritmo atual, cerca de 40% da selva original amazônica estará destruída até 2050, advertiram os especialistas. Eles acrescentam, porém, que, se forem tomadas estritas medidas de conservação, esse número pode cair pela metade. A boa notícia é que importantes populações de árvores em perigo estão nas zonas protegidas da região amazônica. De acordo com os pesquisadores, é chave manter uma vigilância constante de espécies valiosas, como a castanha-do-pará – 63% dos quais podem se perder até 2050–, caso se queira preservar a capacidade de absorção de dióxido de carbono dessa região.

Se este panorama não mudar, o cacau pode recuar em 50% em 35 anos, e a palma de açaí, em 75%, completou o estudo, que contou com pesquisadores de 21 países. “Ou defendemos e protegemos esses importantes parques e reservas indígenas, ou o desmatamento vai evoluir até que vejamos extinções em larga escala”, disse o principal autor do estudo, Hans ter Steege, do Centro de Biodiversidade Natural da Holanda.

As emissões do Brasil estão em seu segundo nível mais alto em seis anos. Na Colômbia, a mineração ilegal, o desmatamento para áreas de cultivo, os incêndios e a seca são as principais causas da destruição da mata, segundo o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais. Quase metade (45%) dos terrenos desmatados no ano passado na Colômbia está na Amazônia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Itaipu abre todas as comportas e tem vazão impressionante
Aeroportos têm 9% dos voos nacionais cancelados
https://www.osul.com.br/metade-das-especies-de-arvores-na-amazonia-esta-em-risco/ Metade das espécies de árvores na Amazônia está em risco 2015-11-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar