Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de abril de 2025
Trump anunciou um tarifaço para 185 países no dia 2 de abril
Foto: Casa Branca/DivulgaçãoPesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta sexta-feira (18) aponta que metade dos brasileiros considera que a política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudica a economia do Brasil.
Foram ouvidas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais em 131 municípios brasileiros entre os dias 3 e 7 de abril. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.
Trump anunciou um tarifaço para 185 países no dia 2 de abril, entre eles o Brasil. A taxa mínima é de 10%, valor aplicado ao nosso País. No entanto, o presidente americano suspendeu a cobrança por 90 dias.
O Brasil tem adotado a política do “diálogo” para lidar com as taxas, por meio de relações diplomáticas. No entanto, Lula sancionou a Lei da Reciprocidade, texto aprovado no Congresso como resposta às ações de Trump ou de outros países. Até o momento, o Brasil não anunciou medidas concretas e direcionadas para taxar a importação de produtos americanos.
O levantamento também questionou os brasileiros sobre a percepção do governo Trump em geral, não apenas na questão econômica. A avaliação para 49% dos entrevistados é de que a gestão de Trump é negativa para o Brasil, enquanto 29% veem como positiva e, para 2%, é indiferente.