Domingo, 19 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo México e Estados Unidos prorrogam as restrições na fronteira dos dois países por um mês por causa do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Os dois países mantêm a fronteira de 3.145 quilômetros de comprimento fechada ao tráfego terrestre não essencial. (Foto: Reprodução)

O governo do México disse nesta sexta-feira (11) que, em acordo com os Estados Unidos, estenderá até 21 de janeiro as restrições à circulação não essencial na fronteira para conter a propagação do coronavírus.

Após revisar o desenvolvimento da pandemia em ambos os países, o México propôs aos Estados Unidos “a prorrogação por um mês das restrições ao tráfego terrestre não essencial em sua fronteira comum”, informou no Twitter a chanceleria mexicana.

Os dois países mantêm a fronteira de 3.145 quilômetros de comprimento fechada ao tráfego terrestre não essencial, como turistas ou visitantes eventuais, mas permite a passagem de mercadorias, trabalhadores ou estudantes.

A dependência disse que as restrições serão mantidas nos mesmos termos em que foram desenvolvidas desde sua implementação, em 21 de março. “Ambos os países coordenarão as medidas sanitárias na região fronteiriça que estarão vigentes até as 23h59 de 21 de janeiro de 2021”, afirmou a chanceleria.

Estados Unidos já tem quase 300 mil mortes causadas pela covid-19, enquanto o México ultrapassa os 112 mil óbitos.

Vacinação

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse na última terça (8) que o país começará sua campanha de vacinação contra a covid-19 na semana que vem. Nesta primeira fase, o governo anunciou a aplicação de 125 mil doses da vacina em profissionais da saúde antes do fim do ano.

O país deve receber, a partir da próxima semana, 250 mil doses da vacina da Pfizer e BioNtech, informou o presidente em um evento oficial. O imunizante é o mesmo que foi aprovado na semana passada pelo Reino Unido, e que começou a ser aplicado na terça no país europeu.

A vacinação no México será gratuita, disse o vice-ministro da Saúde, Hugo López Gatell. Ele especificou que as vacinas serão distribuídas em grupos separados por idade e que pessoas com mais de 60 anos receberão suas doses a partir de fevereiro.

Já o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, disse nesta sexta (11) que a aprovação da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech “deve sair nos próximos dois dias”, e que “na segunda ou terça-feira” os norte-americanos poderão começar a ser vacinados.

“A FDA informou à Pfizer que eles têm a intenção de seguir com a autorização nos próximos dois dias”, disse Azar em entrevista ao Good Morning America, da rede ABC. “Vamos ter as pessoas sendo vacinadas na segunda ou terça-feira da próxima semana.”

FDA é a sigla em inglês que identifica a agência reguladora de medicamentos norte-americana, equivalente à Anvisa. Na última quinta (10), um comitê consultivo da instituição recomendou a aprovação do uso emergencial da vacina Pfizer/BioNTech.

A recomendação vale para maiores de 16 anos. A FDA ainda terá de fazer uma determinação final. Depois, uma outra agência federal americana deverá dar o parecer final para que comece a vacinação em massa no país. A expectativa é que isso aconteça nos próximos dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A AstraZeneca avalia combinar a vacina de Oxford com a russa. A expectativa é que o uso combinado aumente a eficácia da imunização
Alisson e gol de Arrascaeta pelo Flamengo concorrem ao Fifa The Best
https://www.osul.com.br/mexico-e-estados-unidos-prorrogam-as-restricoes-na-fronteira-dos-dois-paises-por-um-mes-por-causa-do-coronavirus/ México e Estados Unidos prorrogam as restrições na fronteira dos dois países por um mês por causa do coronavírus 2020-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar