Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Michel Temer já pensa em colocar a primeira-dama no trabalho

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama, que vai atuar no Criança Feliz, terá gabinete no Planalto (Foto: Bruno Poletti/Folhapress)

O presidente interino Michel Temer, 75 anos, já adiantou que, caso seja confirmado o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, convocará sua mulher, Marcela Temer, 33, para “exercer toda a área social” em seu governo. O casal atualmente só costuma se encontrar nos fins de semana, pois a primeira-dama segue morando em São Paulo com o filho Michel, 7.

“Se acontecer alguma coisa e eu vier a ocupar a presidência [não mais como interino], ela virá para exercer toda a área social. Vai trabalhar intensamente. Ela é advogada e tem muita preocupação com as questões sociais”, afirmou o presidente interino.

Advogada?

Marcela, contudo, não é advogada. Apesar de formada em Direito, a mulher de Temer não possui registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Seu nome não consta no Cadastro Nacional de Advogados, mantido pelo Conselho Federal da OAB, que mostra a relação de todos os profissionais inscritos na Ordem, incluindo estagiários.

A inscrição na OAB só pode ser feita se, além do bacharelado em Direito, o postulante passar no exame da Ordem e manter o pagamento da anuidade da instituição em dia.

Mulher na chefia de gabinete.

Temer questionou as críticas feitas à composição de seu ministério, formado apenas por homens. O presidente citou a chefia de gabinete da Presidência da República, cargo exercido atualmente por Nara de Deus Vieira, para lembrar que há ao menos uma representante feminina na cúpula do governo.

“Eu contesto a afirmação de que não há nenhuma mulher [no ministério]. Um dos cargos mais importantes da República é a chefia de gabinete da Presidência, ocupada por uma mulher. Aliás, no dia da reunião ministerial, ela participou. É um dos principais cargos, não digo que esteja acima dos ministros, mas evidentemente tem uma prevalência muito grande em relação ao ministério.”

Temer também reiterou que pretende chamar mulheres para cargos de secretaria, ainda vagos: “Para a Cultura eu quero trazer uma representante do mundo feminino. Para a Ciência e Tecnologia e Comunicações, quero trazer uma representante do mundo feminino, e também na chamada Igualdade Racial, Mulheres e etc., que passou a ser Cidadania, eu quero trazer uma mulher. Portanto eu terei no mínimo quatro mulheres integrantes do ministério”.

Ele minimizou o fato de essas funções não terem status de ministro. “Há pessoas que se seduzem com a história de ser ministro ou não. Eu já exerci funções sem ser secretário de Estado e desenvolvi trabalhos extraordinários.”

O presidente interino também saiu em defesa de Romero Jucá (Planejamento), investigado na Operação Lava-Jato. Declarou que Jucá ainda não é réu e que, caso isso venha a acontecer, vai “examinar” o que fazer. “O Juca é uma figura, permita-me o elogio, ele é de uma competência administrativa extraordinária”, elogiou.

Transições.

Sobre a reforma da Previdência, Temer disse que qualquer mudança que “vulnere direito adquirido” não será feita. Mas ele não descartou a utilização de regras de transição.

Temer reiterou o compromisso de manutenção de programas sociais, como o Bolsa Família: “Quando eu disse ‘olhe, eu vou manter o Bolsa Família e outros programas sociais’ é na concepção mais absoluta de que há de haver uma certa proteção para aqueles que não têm por conta própria a possibilidade de sobrevivência. Se for necessário cortarei de outros setores, não cortarei daqueles mais carentes no País”.

Temer afirmou que não pretende concorrer a uma reeleição, mas, ao ser perguntado por mais de uma vez, não descartou completamente a possibilidade: “Não é a minha intenção. Eu posso ser até, digamos assim, impopular, mas, desde que produza benefícios para o País, para mim é suficiente”. Mas não será candidato? “É uma pergunta complicada.. Em nenhuma hipótese… De repente, pode acontecer.” (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Doença pulmonar rara desafia médicos e leva pacientes à UTI antes mesmo do diagnóstico
Rio Grande do Sul tem primeira escola ocupada em área de assentamento
https://www.osul.com.br/michel-temer-ja-pensa-em-colocar-a-primeira-dama-no-trabalho/ Michel Temer já pensa em colocar a primeira-dama no trabalho 2016-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar