Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2017
A advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi nomeada para cargo de conselheira da Itaipu Binacional, empresa que controla a Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. A nomeação, assinada pelo presidente Michel Temer e pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira.
O ministro Gilmar Mendes disse, por meio de sua assessoria, que não vai comentar a nomeação. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a advogada Samantha Ribeiro Meyer afirma que a nomeação é de “caráter técnico, tendo em vista suas qualificações profissionais”.
Em maio, Temer nomeou para cargo de diretor na Agência Nacional de Transportes Aquaviários o advogado Francisval Dias Mendes,primo de Gilmar Mendes, segundo o jornal O Globo. O mandato de Dias Mendes vai até fevereiro de 2021.
Nota da advogada
“Dra. Samantha Ribeiro Meyer-Pflug Marques é Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua na área acadêmica há mais de 15 anos e atualmente é professora titular de Direito Constitucional na Uninove. É membro do Conselho de Estudos Avançados da Fiesp e do Conselho Superior de Direito da Fecomércio-SP e é titular da cadeira 77 da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Tem inúmeras publicações jurídicas e atua no corpo editorial de diversas revistas da área do Direito. A indicação da dra. Samantha para o cargo de conselheira de Itaipu Binacional é de caráter técnico, tendo em vista suas qualificações profissionais.”
“Revolução”
Gilmar Mendes afirmou, em visita a Washington (EUA) nessa terça-feira, que a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso é uma “revolução”.
Para ele, a mudança da lei ajudou a impulsionar a economia brasileira e substituiu uma legislação “ainda do período autoritário”, em referência à Consolidação das Leis Trabalhistas implantada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, na década de 1940.
“É uma revolução”, disse Gilmar. Segundo o ministro, a reforma é uma entre “medidas importantíssimas que explicam a retomada do nosso crescimento”.
O ministro fez o pronunciamento em reunião no Congresso americano, organizada pelo Brazil Caucus, grupo que pretende fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos e liderado pelos deputados Patrick Meehan e Gregory Meeks.
Gilmar aproveitou a ocasião para elogiar o Congresso brasileiro. Disse que ele está “em pleno funcionamento”, apesar da crise ética e política no país “descortinada pela Operação Lava Jato”. Para o ministro, as instituições brasileiras têm se mostrado fortes, e a Constituição, “resistente e resiliente”.
“Algumas décadas atrás, essa combinação [de crise econômica, impeachment e crise ética] seria mais que suficiente para uma intervenção militar”, afirmou.
Gilmar ainda aproveitou para fazer uma espécie de autocrítica do Judiciário, afirmando que existe hoje uma “hiperpotência do judiciário e uma impotência dos demais poderes”.