Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de janeiro de 2020
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, recebeu alta neste sábado (4) após ter passado por cirurgia para corrigir um afastamento no músculo do abdome e para troca de próteses de silicone mamária. Michelle foi operada na quinta-feira, 2, e estava, desde então, em recuperação no hospital DF Star, na Asa Sul. Michelle saiu do hospital por volta de 11h25min. A previsão inicial era que fosse liberada entre 8h e 9h. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Em nota, o hospital informou: “A senhora primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, internada no Hospital DF Star após ser submetida a procedimento cirúrgico, apresentou ótima evolução clínica, recebendo alta hospitalar hoje, dois dias após a cirurgia e continuará com acompanhamento pelo médico da família”.
Já na sexta-feira, 3, o médico cirurgião responsável, Régis Ramos, informou que Michelle estava bem e se recuperava melhor do que esperado. “Está caminhando, comendo de tudo e muito animada”, disse o médico.
As cirurgias, que duraram 4h30min, corrigiram uma diástase e uma hérnia umbilical em decorrência das duas gestações de Michelle, segundo informou Ramos no dia do procedimento.
O médico disse ainda que, com o tempo, as próteses de silicone podem causar eventuais dores na mama e, por isso, a cirurgia era necessária. “O implante dela já tinha mais ou menos 10, 12 anos. Aí, então é necessária a retirada do implante para colocar um novo”, disse o médico no dia da cirurgia. Durante sua recuperação, a primeira-dama recebeu três visitas do presidente Jair Bolsonaro.
Bolsonaro tem hérnia no abdome
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira, 2, que tem uma hérnia no abdome e que pode ter que avaliar a situação médica em fevereiro. “Estou grávido. Tem uma dilatação acontecendo e talvez em fevereiro eu faça uma inspeção de saúde”, disse. A declaração foi dada em conversa com a imprensa no Hospital DF Star, depois que o presidente visitou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no hospital.
“É a idade da gente. Eu tenho 64 anos, foram quatro cirurgias, em que foi aberto todo o abdômen. Foi um negócio extremamente grave. Eu costumo até dizer: quatro gravidez”, explicou. Segundo o médico cirurgião, Régis Ramos, que avaliou Bolsonaro e também realizou as cirurgias da primeira-dama, o presidente apresenta uma hérnia lateral, que causa “certo desconforto de vez em quando”.
O presidente mencionou ainda ter passado por problemas de saúde recentes. “Há 40 dias eu tive uma crise, um problema numa alça, e resolveu tudo sozinho”, disse. Ele destacou que a dilatação no abdômen não é uma questão de estética. “Agravou com a facada. Eu fazia certos esportes, agora só na piscina”, comentou.