Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo anuncia que micro e pequenas empresas terão crédito a juros mais baixos

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Na tentativa de tirar o Brasil da recessão, a equipe econômica usará o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar o capital de giro de pequenas e microempresas.
A proposta do governo é que esses empréstimos sejam corrigidos pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que é de 7% ao ano – bem menor do que a taxa média de juro de capital de giro, que chegou a 25,7% em novembro – e tenham o aval de um fundo de 600 milhões de reais mantido pelo Sebrae. Essa reserva de segurança poderia garantir até 7,2 bilhões de reais de crédito.

A ideia deverá ser incluída no pacote que será anunciado no mês que vem para estimular a economia, que também terá uma ampliação do cartão BNDES e medidas de estímulo à exportação.

Esta semana, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, discutirão o assunto em Brasília.

Desde o início do ano, Afif pede a Barbosa e ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, benefícios para capital de giro. A ideia era direcionar depósitos compulsórios (parte do dinheiro depositado em bancos que deve ser deixada no BC) para financiar o fluxo de caixa de pequenos empresários e diminuir a atual taxa média de 4% ao mês.

No entanto, Barbosa sugeriu a Afif fazer o estímulo de outra forma. No dia 6 deste mês, os dois conversaram e o ministro explicitou a ideia de usar o BNDES. A sugestão foi apoiada na hora pelo presidente do Sebrae.

O governo quer estimular a expansão do cartão BNDES para os menores negócios. Segundo Afif, os bancos repassadores têm represado os recursos desse cartão, que serve para financiar investimentos e expansão das pequenas empresas.

As medidas, que serão anunciadas em fevereiro, também deverão incluir o uso de bancos públicos e do FGTS em linhas de crédito para a construção civil. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Condenado na França, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro é investigado por terrorismo pela Polícia Federal
Relançamento do livro de Hitler divide os alemães
https://www.osul.com.br/micro-e-pequenas-empresas-terao-credito-a-juros-mais-baixos/ Governo anuncia que micro e pequenas empresas terão crédito a juros mais baixos 2016-01-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar