Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de novembro de 2025
O ministro da Educação, Camilo Santana, avaliou que não houve intercorrências graves durante a aplicação do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo (16). Santana anunciou duas mudanças para o Enem a partir de 2026. A prova passará a ser uma avaliadora do ensino médio no País. Além disso, o Ministério da Educação elabora estudos para viabilizar as aplicações do exame em países do Mercosul.
Segundo o ministro da Educação, o uso do Enem como avaliador do ensino médio não substituirá a aplicação bianual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), a disponibilização da prova em países do Mercosul considera até a possibilidade de aplicação do exame em formato digital. Tanto Santana como Palacios reforçaram que a proposta ainda está sendo estudada.
Balanço
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que a presença nos dois domingos de provas (9 e 16 de novembro), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, foi de aproximadamente de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados.
Considerando somente a abstenção no primeiro dia do Enem 2025, no último domingo (9), o índice foi de 27%.
Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que as presenças nos dois domingos de provas de 2025, se assemelha aos resultados dos anos anteriores.
O balanço é preliminar. Os dados definitivos serão divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.
O ministro anunciou que o gabarito oficial do segundo dia de provas do Enem será divulgado na próxima quinta-feira (20).
“Vai ser um dia bom para os alunos comemorarem. E o resultado final será apresentado apenas divulgado em janeiro de 2026”, adiantou o ministro Camilo Santana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da Agência Brasil.