Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério da Educação divulga a nova versão da base para currículos de todas as escolas do País

Compartilhe esta notícia:

Levantamento é do movimento Todos pela Educação com dados da Pnad. (Foto: Divulgação)

O MEC (Ministério da Educação) divulga, nesta quinta-feira (06), a terceira versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o primeiro documento do Brasil que vai servir como base obrigatória para a elaboração dos currículos de todas as escolas, tanto públicas quanto privadas. De acordo com o MEC, o documento deve ser apresentado ao público a partir das 11h desta quinta, durante um evento em Brasília.

O texto se refere apenas aos anos escolares do ensino infantil e do fundamental: o MEC diz que pretende finalizar a terceira versão da Base do ensino médio no segundo semestre.

A BNCC não é em si um currículo obrigatório para todas as escolas, mas sim um documento que contém os objetivos de aprendizagem esperados para todos os estudantes em cada ano escolar.

Isso quer dizer que é a partir desse documento que as 190 mil escolas brasileiras (públicas e privadas) vão definir os seus próprios currículos – isso sim será obrigatório. Essa é a primeira vez que o Brasil vai ter um documento nacional contendo objetivos educacionais padronizados para todo o País.

O processo de elaboração da Base começou em meados de 2015 e passou por três fases: a primeira versão foi elaborada em conjunto por 116 especialistas de 35 universidades e lançada em setembro de 2015. Durante quase seis meses, esse documento preliminar recebeu mais de 12 milhões de sugestões em uma consulta pública online. A segunda versão foi elaborada a partir dessas colaborações e foi divulgada em maio de 2016. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mercadorias contrabandeadas avaliadas em R$ 3 milhões são apreendidas em Bagé
Ameaçado e acuado pelas investigações da Operação Lava-Jato, o senador Renan Calheiros se volta a Alagoas e fala até de cemitérios
https://www.osul.com.br/ministerio-da-educacao-divulga-nesta-quinta-feira-nova-versao-da-base-para-curriculos-de-todas-escolas-pais/ Ministério da Educação divulga a nova versão da base para currículos de todas as escolas do País 2017-04-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar