Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Ministério da Educação diz que cursos federais devem voltar a ter aulas presenciais em janeiro

Compartilhe esta notícia:

Caso autoridades locais de um município ou Estado decidam pela suspensão das atividades letivas presenciais, as instituições poderão optar por uma grade inteiramente digital

Foto: Divulgação
Caso autoridades locais de um município ou estado decidam pela suspensão das atividades letivas presenciais, as instituições poderão optar por uma grade inteiramente digital. (Foto: Divulgação)

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (02), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, determina que instituições federais de ensino superior voltem às aulas presenciais a partir de 4 de janeiro, seguindo um “protocolo de biossegurança” contra a propagação do novo coronavírus.

O texto prevê que recursos digitais, que possibilitam aulas a distância, sejam utilizados “de forma complementar” e “em caráter opcional” durante a pandemia, apenas para “integralizar a carga horária de atividades pedagógicas” a serem determinadas pelas instituições.

“Os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais deverão ser utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”, diz o ato.

No caso de práticas profissionais de estágios ou atividades que exijam laboratórios especializados, o texto prevê a possibilidade da utilização de recursos digitais caso sejam obedecidas as “Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação – CNE”.

Em cursos não disciplinados pelo CNE, fica vedada a excepcionalidade. Já para o curso de Medicina, de forma específica, o texto autoriza aulas a distância apenas em disciplinas teórico-cognitivas.

Ainda segundo a portaria, caso autoridades locais de um município ou Estado decidam pela suspensão das atividades letivas presenciais, as instituições poderão optar por uma grade inteiramente digital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Reino Unido é o primeiro país a aprovar vacina da Pfizer e diz que iniciará imunização em massa na próxima semana
Supremo Tribunal Federal volta a julgar prescrição do crime de injúria racial nesta quarta-feira
https://www.osul.com.br/ministerio-da-educacao-diz-que-cursos-federais-devem-voltar-a-ter-aulas-presenciais-em-janeiro/ Ministério da Educação diz que cursos federais devem voltar a ter aulas presenciais em janeiro 2020-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar