Quarta-feira, 14 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério da Educação terá novos critérios para avaliar pós-graduação no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Mercadante divulgou dados do Enem. (Foto: Dida Sampaio/Folhapress)

O MEC (Ministério da Educação) prepara mudanças na avaliação da pós-graduação do País. Hoje, a nota varia entre 1 e 7 e considera critérios como formação docente, infraestrutura e número de artigos publicados em periódicos. Para o titular da pasta, Aloizio Mercadante, é preciso aumentar critérios para medir a qualidade de mestrados e doutorados.

“A avaliação é basicamente a meta quantitativa [número de artigos publicados]. São mais de 500 mil publicações científicas, revistas, livros, e o impacto dessas citações [na academia]. Precisamos introduzir mais qualidade na avaliação”, afirmou nessa quarta-feira, em audiência pública, na Câmara dos Deputados.

A Capes – autarquia do Ministério da Educação responsável pela pós-graduação – já criou grupo de trabalho e, segundo Mercadante, o novo formato será definido até março de 2016. Em 2013, último ano da avaliação trienal de mestrados e doutorados, o País tinha 3.337 programas de pós-graduação.

Mercadante reconheceu “restrições orçamentárias severas” neste ano. Ele ainda apontou necessidade de mudanças em programas federais de alfabetização e formação dos professores. O ministro afirmou que a intenção do MEC é lançar um programa específico para melhorar os índices de alfabetização na Região Nordeste, onde há maior concentração de escolas com baixo desempenho na Avaliação Nacional de Alfabetização.

(Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após aumento de multa, greve de caminhoneiros perde força no País
Ministério da Educação não tem nem previsão para quitar dívida dos livros didáticos
https://www.osul.com.br/ministerio-da-educacao-tera-novos-criterios-para-avaliar-pos-graduacao-no-brasil/ Ministério da Educação terá novos critérios para avaliar pós-graduação no Brasil 2015-11-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar