Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Por Bruno Laux | 8 de dezembro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O Ministério da Justiça anunciou nessa segunda-feira (8) o lançamento do Programa Captura, voltado à identificação, à localização e à prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. Sob a coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a iniciativa prevê o intercâmbio de boas práticas entre as forças policiais e a realização de ações de capacitação e aperfeiçoamento profissional, com foco no cumprimento de mandados de prisão estratégicos para enfrentar organizações criminosas.
Feminicídio em pauta
Diante da repercussão do aumento de episódios de feminicídio no Brasil, o presidente Lula sinalizou nessa segunda-feira que convocará uma reunião com o Legislativo, o Judiciário e outras autoridades para debater o combate aos casos de violência contra a mulher. O chefe do Executivo defendeu que o governo crie condições para facilitar denúncias e reforçar a proteção feminina, além de reconhecer a necessidade de mudança de comportamento entre os homens para combater o problema.
Desligamento injusto
Após ter sua expulsão confirmada nessa segunda-feira pelo União Brasil, em decisão unânime da comissão executiva da sigla, o ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou que sai “injustiçado”, com o sentimento de que fez “a coisa certa”. Desligado por decidir permanecer no governo federal, o chefe ministerial reiterou apoio a Lula, afirmando que segue “do lado do melhor presidente que o Brasil já teve”.
Espaço ampliado
Em busca de apoio para sua indicação ao STF, o advogado-geral da União, Jorge Messias, tem conseguido ganhar espaço entre parlamentares inicialmente resistentes à nomeação. Lideranças do governo Lula avaliam que o AGU já conseguiu sinais de votos de siglas como o PP, PSD, MDB e até mesmo no PL.
Anistia descartada
Relator do projeto da Dosimetria, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) deixou claro nessa segunda-feira que está descartada a possibilidade de incluir em seu texto final uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos no 8 de Janeiro. O parlamentar sinalizou que o PL segue resistindo à proposta de redução de penas e que, sem seu aceite, não haverá votação.
Mobilização militar
Começou a ser analisado pelo Senado o projeto de lei complementar que dispensa a licitação para órgãos públicos federais, estaduais e municipais que firmarem parcerias com o Exército para execução de obras e serviços de engenharia. Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o texto pretende viabilizar a autorização para atuação da Força Armada em obras paralisadas ou de infraestrutura nacional.
Cães de guarda
A deputada Duda Salabert (PDT-MG) quer equiparar a disponibilização ou contratação de animais domésticos para atividades de guarda patrimonial ao crime de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais. Em proposta apresentada na Câmara Federal, a parlamentar argumenta que a prática é frequentemente associada a casos de confinamento prolongado, ausência de repouso adequado, falta de supervisão qualificada, treinamentos agressivos e exposição contínua a riscos.
Marco dos pagamentos
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vota nesta terça-feira o projeto que institui um novo marco legal para o Sistema de Pagamentos Brasileiro. Considerada prioridade pela área econômica do governo Lula, a matéria reforça as competências regulatórias do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários, além de redefinir parâmetros de funcionamento, fiscalização e gerenciamento de riscos do sistema.
Jornada reduzida
No papel de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos vai à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira para uma audiência sobre a redução da jornada de trabalho. O encontro, na Comissão de Finanças e Tributação, tratará da proposta do fim da escala 6×1, pauta que vem ganhando atenção especial do governo Lula em meio aos seus potenciais reflexos nas eleições de 2026.
Universidades em construção
O Planalto encaminhou ao Congresso o projeto que autoriza a criação de duas novas universidades federais, voltadas, respectivamente, à população indígena e às práticas esportivas. As instituições propostas haviam sido anunciadas no final de novembro, pelo presidente Lula, que garantiu que o governo “vai brigar” pela sua aprovação.
Folha Verde
A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa entregou nessa segunda-feira a premiação dos vencedores das 15 categorias da 11ª Edição do Prêmio Folha Verde. A homenagem busca reconhecer pessoas, instituições públicas e empresas indicadas por parlamentares que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha.
Filiação formalizada
A ex-deputada Manuela d’Ávila oficializa nesta terça-feira, em Porto Alegre, sua filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O evento de entrada no partido, a ser realizado em um bar da Cidade Baixa, contará com a presença de lideranças nacionais e regionais da legenda, além de representantes do PT.
Ferrovias em pauta
Em viagem a Brasília, o vice-governador Gabriel Souza participa nesta terça-feira de uma reunião com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, para tratar do futuro da Malha Sul ferroviária e da integração logística entre os Estados do Codesul. O encontro abordará as indenizações da atual concessionária, o plano nacional de concessões ferroviárias e a estrutura da nova concessão da Malha Sul.
Andradas coberta
A Câmara de Porto Alegre aprovou nessa segunda-feira a proposta do vereador Mauro Pinheiro (PP) que institui o Projeto de Implantação da Rua Coberta na Rua dos Andradas, no Centro Histórico. Enviado para sanção do Executivo, o texto propõe transformar o espaço em um ambiente “mais seguro, protegido e atrativo”, que permita a proteção de pedestres contra intempéries e o estímulo ao turismo e ao comércio local.
Patinetes na Capital
Os vereadores Alexandre Bublitz (PT) e Roberto Robaina (PSOL) estão mobilizando na Câmara de Porto Alegre a regulamentação do serviço de locação de patinetes elétricos por aplicativos no município. Os parlamentares propõem, entre outros pontos, a criação de cadastro e regras de operação das empresas, a definição de normas de circulação, estacionamento, segurança e conscientização, além da abertura de um canal para o recebimento de denúncias. (Por Bruno Laux)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.