Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2021
Pazuello desembarcou no Estado junto com 132,5 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou na noite de sábado (23) a Manaus e, de acordo com a assessoria da pasta, ficará no Amazonas pelo “tempo que for necessário”. No mesmo dia, a Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de um inquérito para investigar a conduta do ministro diante da crise enfrentada pelo Estado em razão da pandemia de coronavírus.
Pazuello desembarcou junto com 132,5 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. As doses fazem parte do carregamento de 2 milhões que o Brasil recebeu da Índia na sexta-feira (22).
Manaus tem vivido dias de caos na saúde pública em decorrência da explosão no número de casos de Covid-19. Na semana passada, chegou a faltar oxigênio nas unidades de saúde, levando à morte pacientes que necessitavam de tratamento hospitalar para a doença.
De acordo com o ministério da Saúde, o Estado já recebeu 458,5 mil doses de vacinas, incluindo também a CoronaVac. A estimativa do governo do Amazonas é imunizar 1,5 milhão de pessoas até o fim do primeiro trimestre. O Estado tem 4,2 milhões de habitantes.
O Ministério da Saúde decidiu priorizar o Amazonas na distribuição de vacinas. O Estado foi o que mais recebeu doses na proporção da sua população. Nesta primeira fase, devem ser imunizados profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos.