Sábado, 26 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério da Saúde faz “Dia D” de mobilização contra a gripe e inicia a campanha de vacinação

Compartilhe esta notícia:

Em Porto Alegre, são 142 locais de vacinação (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente neste sábado (30) com a realização, pelo Ministério da Saúde, do Dia D de mobilização. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados.

A meta do ministério é vacinar pelo menos 80% de um total de 49,8 milhões de pessoas. A escolha dos grupos prioritários, segundo a pasta, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. “São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, informou.

O envio das doses pelo governo federal começou no dia 1º de abril e pelo menos 22 estados decidiram antecipar o início da vacinação. Nas quatro primeiras remessas (até o dia 22 de abril), os estados receberam 30,7 milhões de doses – 57% do total a ser enviado para a campanha deste ano. O ministério informou que mais duas remessas contendo o restante do quantitativo devem ser enviadas nas próximas semanas.

A previsão é de que, até o dia 6 de maio, 100% das doses tenham sido entregues em todo o país. Serão distribuídas, ao todo, 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que segue até o dia 20 de maio e conta com a participação de 240 mil profissionais de saúde.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, os postos de saúde estarão abertos em 90% dos municípios gaúchos neste sábado. Entre as maiores cidades gaúchas, apenas Canoas e Lajeado não participam da mobilização. Nas demais, haverá atendimento, mas de forma parcial. Na Capital gaúcha, são 142 locais de vacinação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Professora é morta a tiros em frente a uma escola
A Caixa Econômica Federal registrou queda de mais de 31% no volume de crédito habitacional
https://www.osul.com.br/ministerio-da-saude-faz-dia-d-de-mobilizacao-contra-a-gripe-e-inicia-a-campanha-de-vacinacao/ Ministério da Saúde faz “Dia D” de mobilização contra a gripe e inicia a campanha de vacinação 2016-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar